top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Útil ao Agradável


Já falei para vocês que aprendi muito com o velho Mitsugi, né? O saudoso peixeiro da Liberdade e mais conhecido como o meu vizinho de box, nos fundos da Casa Ono.


Um dia, ele depois do expediente estava todo chique ele e a esposa para um jantar. E depois soube que era uma inauguração de um restaurante. E ele me pediu sugestão de 2 garrafas de 1,8L de Sakes. Fiz aquelas perguntas de sempre, como gosto, se gosta de seco, suave quando ele interrompe:


"Meu caro, quando você leva algum presente para um restaurante, bar ou izakaya, você escolhe algo que o presenteado possa usar ou vender. Inaugurar um comércio, você gasta um monte de dinheiro antes para recuperar depois Por isso você leva Sake, Shoyu, Vinagre, Arroz, tudo em caixa ou fardo. É bonito levar flores, tanto que minha senhora está levando. Agora eu, como comerciante, devo levar algo útil. Então lembre-se quando você for convidado para esse tipo de jantar. Me dá um NOSHIGAMI também." (Foto 3)


E depois disse dia sempre levei sakes. E muitas vezes vira uma merchan também, pois depois passam a comprar de mim. No passado, quando inaugurou o @izakayamatsu, levei 2 garrafões de sakes e passei servindo todos que estavam no recinto em nome do Matsu.


Sabe, essas coisas me encantam na cultura japonesa. Sutil e cheio de significados. E o melhor de tudo é poder compartilhar com vocês.

4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page