top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Ímpar


Essa pergunta que chegou eu dei risada e achei bem legal!


“Adegão, sou um Sushi Shokunin e gostaria de saber se existe a quantidade certa de tipos de peixes para montar um prato de sashimi. E existe uma quantidade de fatias? Obrigado e parabéns pelo trabalho.”


Nossa, senhora, um dia eu perguntei isso para o meu pai. E como todo japonês raiz, começa respondendo: “Credo, nem isso você sabe?” e eu: “Se eu soubesse, não estaria perguntando”. Rimos muitos e tomei porrada.


Bom, considerando que pratos de Sushis e Sashimi são consumidos em ocasiões especiais e festivas, existem sim algumas regras. Sempre são servidos em números KISÛ 奇数 que significa “Ímpar”, já que desde a China, Yang do Yin Yang, quer dizer “números da sorte”.


Então, no Japão, dia 1/1 é o Oshôgatsu, 3/3 Hinamatsuri, 5/5 Dia das Crianças, 7/7 Tanabata e assim vai.


Até para servir um simples Manjû para cada um, sirva 1 ou 3 para qualquer ocasião e 2 para momentos fúnebres. Na dúvida, sirva em um prato maior com vários e que cada um se vire para pegar.


No Sashimi, serve 3, 5 ou 7 variedades de pescados, o que inclui frutos do mar. Agora para as fatias não requer muita neurose, mas, não se deve servir apenas 3 fatias de cada peixe, já que MIKIRÊ 三切れ é homônimo de de MIKIRÊ 身切れ que é “Cortar o corpo”. Então posso ter uma porção de 3 fatias de salmão em um canto, e 2 na outra ponta.


A essa altura, já deve ter gente bufando e achando que puta frescura é a culinária japonesa, assim como acho bem confuso a quantidade de talheres da gastronomia ocidental. Mas tudo isso é cultural e deve ser observado principalmente pelos grandes ITAMAEs 板前. Sei que muitos cozinheiros não sabem disso, isso inclui os japoneses.


Só que em grandes competições como o Washoku Challenge, podem ser um quesito bem considerável, já que a parte cultural é analisada.

5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires


bottom of page