top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Yunagi Edomaezushi

Atualizado: 27 de fev. de 2022

Esses dias, pedi para o pessoal sugestões de restaurantes japoneses no Story. E agradeço muito às pessoas que deram muitas sugestões e confesso que não esperava tanto. E a casa mais citada como indicação ou para que fossemos conhecer antes, foi o @yunagi_edomaezushi que fica no Brooklin.

Com pouquíssimo tempo de casa, mas com uma longa história de carreira do @toshikawanami que tive a oportunidade de trabalhar nos bastidores do evento da MAFF juntos aos Embaixadores da Boa Vontade do Washoku no Festival do Japão.


E logo quando cheguei e quase fui atropelado pelo carro do @diogobucci, vi o noren escrito 夕凪 YUNAGI que a tradução literal é: “Ventos calmos a noite”. No começo, o Sushi Shokunin EVANDRO HIDETOSHI KAWANAMI desejava colocar o nome da casa com o seu sobrenome, o que já não estava disponível. Frustrado, pediu sugestão para o seu mentor, o Sr. Masayoshi Kazato, Presidente do All Japan Sushi Association International Sushi Skill Institute.

Ele enxergou em Kawanami sua serenidade e calma quando auxiliou nos bastidores das competições do Sushi Cup no Japão, mesmo as coisas pegando fogo. Diante desse perfil, Kazato adotou o nome de YUNAGI, a “Calmaria dos Ventos Noturnos". Cara, que moral!

Eu gosto de comer de tudo, mas gosto mais dos pratos simples. Sabe porque? Quanto mais itens em um prato fica mais fácil de esconder as coisas.


Então pedimos logo de cara um HIRAMASA NO TERIYAKI com legumes de Shiitake. E acompanha o Missoshiru e Gohan. Suculento, no ponto certo e o molho na textura certa, sem ser aquele catchup marrom. SENSACIONAL!! Agora me surpreendeu e me emocionou foi também o Missoshiru com dashi tirado do colar do Pargo.

Tanto que eu e o @carloshideaki repetimos o Missoshiru no final do Omakassê de Sushis (que nem tinha a pedimos para improvisar HHHAHAHAHA)


Pedimos um KATSUO NO TATAKI, que de certa forma não é um prata complicado. Só que no Washoku, fácil de fazer é fácil de errar. Exige muita atenção no preparo. Todos os ingredientes em perfeita harmonia sem atropelar ninguém. Acertou bem na escolha do fresco.

Depois o HIRAMÊ NO USUZUKURI com Momiji oroshi ao Ponzu. Bossa, como chama um Sake secão! Maravilhoso!


E começando com os Sushis, logo de cara com


Linguado com Momiji Oroshi e Gelatina de Ponzu (comi sem shoyu).


Barriga de Hiramasa com Nikiri Shoyu e Sumissô


Cavalinha marinado, Sou viciado nesse peixe.


Zukê de Akami (Atum vermelho). Duas texturas e sabores diferentes no mesmo sushi.


Pargo com Umê niku


Olho-de-Cão com Nikiri Shoyu e Sumissô. Que combinação maravilhosa que ficou, pois não gosto de Sumissô. Ficou redondo com um carinho de caramelo.


Lula


Tataki de Aji


Uni com Vieira. (eu comi. O Diogo ficou puto!)



E fechei a noite com um ABURI KAISENDON 炙り海鮮丼. Não sei com quantas chaves de ouro eu precisei fechar a noite. Para quem não curte o peixe cru, mas gostaria de sentir a suculência e maciez do peixe, esse é o prato para chamar de seu. E somente com os peixes do dia. Ou seja, pode mudar o tempo todo. Prove com o Missoshiru que é sucesso. Tava quase chorando. Mesmo.


Para o KUCHI NAOSHI 口直し, dois Brigadeiro de Matchá.

Se recomendo? Não preciso dizer mais nada. Bom reservar que são pouco lugares.

 

Para quem?


Quem comer bem, um bom papo com o Sushi Shokunin, o Evandro é muito simpático e acompanha bem seu papo, se você desejar.

Bons Teishokus e Sushis.


Ainda vamos testar o Delivery

 

SERVIÇO

Rua Taperoá, 195 - Cidade Monções

Segunda a sábado

Almoço das 12h às 14h30

Jantar das 19h às 22h

Domingo - Fechado

11 99802-1980

605 visualizações2 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo

2 Comments


Guest
Feb 20, 2022

Não vejo q hora de conhecer e degustar essas delícias😋

Like

Guest
Feb 20, 2022

👏👏👏👏👏deu água na boca!

Like
bottom of page