top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Youkan, de sopa ao doce


Em época que a gente não tinha muitos recursos (como se hoje tivesse), quando minha mãe ganhava de presente, um YOUKAN 羊羹 que é uma barra de doce feita com Azuki, açúcar e uma massa dura de agar-agar. A partir daí tem o de Matchá que eu amava e implorava para a minha deixar eu comer.


Então ela dizia que era para visita, mas nunca vinha. Então cortava duas fatias e eu comia igual um antílope, mastigando por várias vezes!


Sim, ele é um dos WAGASHIs 和菓子 mais tradicionais do Japão, vindo da China (tadããã) no período Kamakura. Só que depois que aprendi a ler os ideogramas, é curioso que está escrito “Ovelha”.


Então, quando este “prato” chegou do continente, era simplesmente uma Sopa com bastante gordura quase gelatinosa de Carnes, que um dos mais usados era o de ovelha. Só que nesta época no Japão, o budismo não deixava ninguém comer carne, o que tiveram de substituir com cereais e vegetais.


Agora como fazer a textura gelatinosa? Usou-se o amido de cerais para imitar a textura um pouco mais cremosa combinando com batata-doce cozida.


Para variar, prato servido para visitas pela nobreza e também como um acompanhamento para chás, só que sem muito caldo, ficando com um aspecto mais firme


A partir do período Muromachi até Edo, o YOUKAN combinou tanto com o chá que deixou de ser lanche e virou um doce que deu match. Os primeiros doces não usavam o pó de alga, o que era bem mole e precisou adicionar Castanha Portuguesa, o KURI para dar volume


Portanto, no dias de hoje, existem 3 tipos de YOUKAN:


O primeiro é o MUSHI YOUKAN que é justamente o primeiro a aparecer como doce e preparo até hoje em Nagoya


O MIZU YOUKAN, um pouco mais firme que o primeiro e apreciado no verão comendo ele gelado. Ele vem em copinhos para serem consumido com colher como se fosse um danoninho.


O NERI YOUKAN 練り羊羹 é o mais conhecido e o que encontramos no Brasil. O mais firme de todos, mais firme que uma goiabada. Aliás, o nosso doce é chamado no Japão de GU-ABA YOUKAN, vejam só.


Quando usa o Ágar-Ágar, água e um pouco açúcar, sem usar a massa de Azuki, é chamado de KANTEN.


Agora tem um que adoro, que é feito na cidade de Ogui, centro de Saga que produz o doce com uma crosta cristalizada de açúcar. Quando visitei as fábricas de sakes de lá, sempre na hora do chá era servido. Enfiei um monte no bolso.


Mas confesso que, a primeira vez que vi achei que estavam estragados ou passados. Sabe quando a barra de chocolate fica branco e poroso? HAHAHAHAHAHHA

9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page