top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Yatai no Restaurante


E veio a pergunta: “No post do NOREN, você disse que as cortinas têm o papel de evitar que o vento entre para o estabelecimento, dá privacidade aos clientes e também servem como uma identificação do comércio. Então, por que tem o NOREN curto no balcão do Sushi, já dentro do restaurante.?”


Muito legal essa pergunta, porque tem a "Cortina" dentro do Sushiyá. E mais estranho ainda é o fato de existir um telhadinho. Deve ser apenas um adereço. Pensei.


Então, uma vez me amigando com um Sushi Shokunin em Shinagawa, Tokyo. Fiz uma pergunta:


“Oyakata (Chefe), por que em várias casas de sushis tradicionais, tem esse telhadinho dentro do restaurante? Estão se preparando para uma chuva aqui dentro? (A 5º série, me persegue)”


O chefe deu aquela risada e:


“Iida-san (me chama pelo nome depois de entregar meu cartão). Você sabia que antigamente os Sushis em Edo eram servidos em YATAIS, né?


No começo os Sushi Shokunins deixavam assadeiras de madeira com opções de Sushis já prontos e os Edokkos vinham, pegavam, comiam em pé e iam embora trabalhar.


Só que alguns com mais tempo, queriam comer sentados. Outros, se incomodavam com a poeira que o vento cobria os peixes crus.


Então, aos poucos, colocaram tapumes em cima dos Yatais para cobrir os clientes do vento e da chuva. E montar e desmontar esses telhados dava trabalho que os comerciantes começaram a estabelecer os carrinhos definitivamente no local e virou uma rua de Sushiyás.”


Nisso o Oyakata (Sushi Chefe) me pede para levantar, andar até a porta e (me expulsa.....mentira). Pede para olhar para o balcão:


“Iida-san, olhe para o balcão, mas com o Noren e os telhados. Ignore o teto da casa e as mesas em volta. O que você enxerga?”


E baixinho: “PQP, é um YATAI dentro do restaurante"


E essa decoração vale para qualquer comércio que era um Yatai: Yakitori, Yakissoba, Oden, Izakaya, etc.


Hoje, muitas casas não usam mais o Noren ou NOKISHITA (Telhado), mas mantém outros adereços como o RANMA, janelinha feita de papel de arroz.

9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page