Não me lembro da última vez que participei de workshop, ainda mais que estou num momento tão recluso, saindo apenas para cursos e eventos que estou relacionado.
Confesso que me segurei para não encher a nossa instrutora, a @vanessa.rika que se especializou em WAGASHI 和菓子, de um monte de perguntas. Mas aprendi bastante e queria saber muito mais.
Na parte prática de moldar o NERIKIRI 練り切り, aí eu apanhei feio. É um universo inteiro para compreender o tradicional doce japonês, mas o que aprendemos é usar a massa feita de farinha de arroz glutinoso com SHIROAN 白餡, o azuki branco.
Foram 2 exercícios, sendo um para fazer uma flor de sakura, que no meio do percurso, já lembrava uma cabeça de alho. E já na reta final, esses doces tem um timing e umidade na massa certa, onde não se pode demorar muito tempo fazendo. Chegou uma hora que tive de improvisar. Criei uma espécie nova de Sakura HAHAHAHHAHAHAHAH
O segundo acabou virando uma coisa que denominei, O Repolho dos Eremitas… nem sei de onde tirei esse nome.
E como vi que ia sobrar os ingredientes, perguntei se podia fazer algo livre e adivinhe o que fiz. TADÃÃÃÃÃ!!! Fiz um Wagashi de NIguiri de Atum Binchô!! HAHAHAHAHAHAHAHAH
O local do workshop contou com a generosidade e o carinho da Patty Akemi da @mori.chazeria, que ao final da aula, nos ofereceu o Matchá legítimo para harmonizar o chá verde com os doces que fizemos.
Muito bom ter participado desta aula e agora quero saber mais. Mais pessoas precisam e merecem aprender este fantástico mundo do WAGASHI.
Comentários