top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Visita do Governador de Ibaraki


E depois de um bom tempo de molho, lá fui eu equipado com o robofoot ontem na Japan House e conhecer os produtos da província de Ibaraki, onde o próprio Governador, Sr. KAZUHIKO OIGAWA apresentou para o público formado por importadores e profissionais da gastronomia.


Ibaraki é uma província que fica a 100km de Tokyo e a sua capital, a cidade de Mito é a famosa terra do Nattô. Além da soja fermentada, fomos conhecer vários produtos derivados da soja, Konyaku, muitos chás, algas e arroz local.


Agora, este ser aqui estava de olho nas 3 marcas de sakes, sendo que 1 é da cidade do governador. Muito legal poder degustar 3 belíssimos Junmai Daiguinjo, mas a história que os cerca. O Sake MORISHIMA 森嶋 tem no seu rótulo, uma ilustração de uma pedra. O Diretor Executivo para o Comércio Exterior, Sr. Jin Ishikawa me contou que em 2011 uma boa parte da estrutura da Sakagura foi destruída pelo grande terremoto. E que desta pedra, resistiram e se reergueram para dar continuidade a uma tradição que vem desde 1869.


Outra marca que gostei demais foi do TSUKI NO I 月の井, o rótulo HIKOICHI Junmai Daiguinjo que o produtor deve ter uns 30 e poucos anos e a mãe dele que é o presidente. E como eu gosto de Sakaguras comandadas por mulheres, mesmo assim questionei pois em muitos lugares são os homens que estão a frente deste universo. Ishikawa-san me contou que o marido faleceu e estão mãe e filho sustentando a fábrica. Só nessa brincadeira, já queria dar um abraço bem forte. E quero esse sake aqui no Brasil.


E provei o RAIFUKU Junmai Daiguinjo que usa apenas 29% do arroz, praticamente o miolo do grão. Bem encorpado, presente, persiste bem e elegante demais. Bem doce o que combina maravilhosamente com charutos, depois de uma farta refeição.


E sensacional, quando um governador muito carismático e divertido, que tem orgulho e paixão pela sua província, seus produtos e incentiva o próprio mercado. Tão gente boa que tirou uma selfie com nós dois retardados por Washoku.


Muito obrigado pela experiência!!


1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page