top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Tsuyu


E esse friozinho que pede um UDON, hein? O macarrão que existe desde o Período Muromachi (1336 à 1573), o caldo TSUYU também desde esta época. O caldo é feito de KAESHI e DASHI.


O termo KAESHI é usado entre os Ramen Shokunins, que é o tempero que coloca na tigela, antes de despejar a sopa.


O TSUYU das antigas era um caldo aquecido com Missô diluído na água, chamado de TAREMISSÔ e coado num saco de tecido. Há o caldo também de Missô diluído na água, chamado de NAMATARÊ, adiciona o Katsuobushi e esquenta tudo na panela, ganhando o nome de NINUKI.


Em 1643, usava o TSUYU do Udon para servir o Sobá, o macarrão de trigo sarraceno com o NINUKI e acompanhava em pratos separados, katsuobushi, nabo ralado, cebolinha e mostarda Karashi ou Wasabi. O NINUKI é servido em uma pequena tigela à parte e coloca-se o macarrão aos poucos, conforme vai comendo. Serve também para SOUMEN.


Depois da aparição do Shoyu, não só havia a receita usando o TAREMISSÔ, tinha o outro que vai o Molho de Soja, Água e aquecia em fogo baixo. Este é o tipo de caldo que é servido junto com o macarrão.


Vale lembrar que hoje, o termo SOBÁ é apontado para o macarrão de trigo sarraceno. Só que também é direcionado para o Macarrão em geral. Tanto que existe o YAKISSOBA que é “Macarrão Frito” de farinha de trigo.


Além dos macarrões, o TSUYU é usado para servir no TEMPURÁ, tema sugerido pelo @nicolaucentola, que vai Shoyu, Hon Mirin, Dashi e vai para o fogo. Antes de servir, coloca o nabo ralado. Olha, não consigo comer tempura sem o TSUYU.


Já experimentou. Se não, temos aqui no www.adegadesake.com.br e procure por TSUYU

6 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page