top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Tonkatsu


O empanado de carne de porco que é bastante consumido tanto no Japão quanto no Brasil. Presente em Teishokus, no Karê (foto 2), domburis e apreciado desde crianças à adultos. E sabem de onde vem este nome.


Antes de falarmos do Porco, vamos ver pelo termo KATSU . A origem em si é do francês Côtelette (pronunciado pelos japoneses de KÔTORETTO) que é a Costela, a carne com osso. Em inglês Cutlet (pronunciado em japonês KATTORETTO) e mais tarde adaptado para KATSURETSU.


E sabem que os japoneses abreviam tudo que podem. No começo, o prato era chamado de PORK CUTLET (PÔKU KATSURETSU ポーク カツレツ). Daí o porco foi trocado para o japonês TON 豚 e cortou o RETSU, ficando TONKATSU 豚カツ ou トンカツ.


Só que o nosso conhecido TONKATSU ainda não era empanado e sim Refogado. Colocava-se na panela, costela desossada ou lombo de porco e cebolinha picada e fritos na manteiga, adicionando outros ingredientes e depois cozido lentamente.


Em um restaurante no bairro de Guinza em Tokyo, chamado RENGATEI, o dono MOTOJIRÔ KIDA servia esta costela de porco que não atraia muitos clientes por ser gordurosa. Então ele pegou a idéia do Tempura e passou a carne no ovo, farinha e adicionou migalhas de pão de forma. Fritando no óleo bem quente, conseguia deixar o empanado bem sequinho. Diferente do refogado, pode fritar vários filés de uma vez, o que facilitou a logística do preparo.


Para finalizar o prato, fez uma cama de tiras fininhas de Repolho cru, que contêm substâncias anti úlceras que evita que você tenha azia ao comer fritura.

Então o TONKATSU que conhecemos hoje nasceu em 1899 em Tokyo e se espalhou por todo o país.


Hoje, KATSU já é como um sinônimo de Porco Empanado, usado para KATSU SANDO (Sanduíche de Porco Empanado - foto 4) e KATSUDON (Domburi de Porco Empanado com Dashi e Ovo - foto 3).


E vocês. Qual que mais gosta.

8 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page