top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Tipos de Certificados


Depois que avancei para termos em japonês, mas sempre na esfera do Washoku, muita gente manda um montão de perguntas. Uma delas é sobre certificados japoneses.


Tudo começa no NINTEI 認定 que na tradução livre fica NIN é “Admitir” e TEI de “fixar, determinar”. E juntos usamos aqui como “certificar”. Depois é acrescido o SHOU 証 que transforma o verbo em substantivo “Certificação”. Alguns vem com o SHO 書 que é “Escrita ou documento”. Então o NINTEISHOUSHO 認定証書 é o “Certificado” . Nossa Adegão, que chato isso. Sim, tanto que os japoneses também acham e muitos documentos vem como Certificado ou Certificação. Tem vez que só vem o SHOU 証 que funciona como um “Atestado”, mas é usado como Certificado.


Agora o que importa mesmo é o que vem na frente. Bora ver.


O que mais tem pelo mercado brasileiro é o SHÛRYOUSHOU 修了証 que é o “Certificado de Conclusão” que atesta que você completou algum curso, aula, treinamento etc. Mas precisa ver se ele te atesta para avançar para uma próxima etapa da carreira.


O GOUKAKU SHOUSHO 合格証書 já é o “Certificado de Aprovação” que além de concluir, você foi submetido numa avaliação. É como passar no vestibular.


Daí tem o SHIKAKU NINTEI SHOUSHO 資格認定証書 Certificado de Qualificação que você concluiu, foi avaliado e recebe uma licença para exercer a função que foi aprovado. Assim como o SHÛJUKUDO SHOUMEISHOU 習熟度証明書 Certificado de Proficiência. É o mesmo de concluir a faculdade.


Cuidado que estar formado em algo é bem diferente de poder dar aula ou treinamento. Para isso precisa de uma outra certificação para lecionar.


Até aqui são aulas e treinamentos que você se jogou na tarefa e aprimorar suas técnicas. Aí tem o:


JONINSHOU 叙任証, a “Certificação de Compromisso” ou NINMEIJOU 任命状, a “Carta de Compromisso”, documento que você recebe para exercer algum trabalho por alguém ou uma comissão.


Agora, vamos combinar que tudo isso é importante, mas é um papel. Título não é a linha de chegada e sim um novo começo.

12 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page