Tenmusu
- Alexandre Tatsuya Iida
- 24 de jun. de 2022
- 1 min de leitura

Na década de 50, na cidade de TSU 津 na província de Mie, na região de Kansai, uma senhora que cuidava junto com o marido, um restaurante especializado em Tempura chamado TENJU, estava num dia tão corrido que mal dava para comer o almoço, muito menos parar para preparar.
Então, não faltou opção em pegar algumas sobras de ingredientes para não ter prejuízo. Teve de se virar fazendo um OMUSUBI (Oniguiri) e pegar pedaços pequenos de Tempuras de Camarão e colocar no recheio.
Embora hoje não tenha regras do que colocar no recheio do bolinho, nesta época era mais comum colocar salmão grelhado no norte do Japão, Umeboshi e Katsuobushi em todo o país.
Observando o marido comer com tanto gosto e alguns clientes percebendo, resolveu servir para alguns clientes o que chamou mais atenção ainda e foi colocado no menu.
O sucesso e a procura foi tanto que em 1959 o TENJU se tornou uma casa especializada no OMUSUBI de Tempura de Camarão. Uma porção vinha 2 generosas unidades com tsukemonos e missoshiru, uma ótima opção de refeição rápida.
Em 1965, a casa entra com o registro de patente para o seu produto e nomeando como TENMUSU 天むす, onde o TEN de “TEN(pura de Camarão)” e MUSU de OMUSUBI.
Mais um prato típico que nasceu de um almoço de um restaurante.
E para lembrar a cidade de TSU, terra do meu pai, já abri um ZAKU “MIYABI NO TOMO” Junmai Daiguinjo para um MIE NIGHT.
E a salada, porque me mandam comer…… pra variar.
Commentaires