top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Tanuki

J

Já repararam numa cerâmica de um TANUKI (guaxinim) enfeitando a entrada ou balcão de um Izakaya? Veste uma sombrinha na cabeça, segurando uma jarra de sake e uma caderneta e um saco grande (é isso mesmo que você pensou)


1950 em SHIGARAKI, na cidade de Kouka, em Shiga, um artesão recém chegado de Kyoto, viu um Guaxinim parado no meio da rua e batendo a sua enorme pança.


Inspirado nesta cena, produziu um monte desta escultura e enfileirou ao longo da rua em frente da loja com uma bandeira do Japão. O que ele não imaginou é que com a passagem do Imperador Showa, viu as estatuetas de guaxinim e quebrando o protocolo, se aproximou e disse: "Quando eu era criança, eu colecionava cerâmicas de Guaxinim. Que saudades".


No Japão o TANUKI é visto como amuleto da sorte. "TA O NUKU" é traduzido como "Fora de série". E todo o seus pertences, tem um significado. Vamos ver:


- O Chapéu, chamado de Kassá do ditado: "Shichinan wo Kasa de yokeru" (Desviar das 7 dificuldades)

- Os olhos grandes: "Mekubari yoku, tôkumade mitôsu" (Usar os seus olhos grandes, para avistar de longe)

- Barriga roliça: "Futoppará" (Generosidade)

- A Caderneta: "Shoubai Hanjô" (Prosperidade nos negócios)

- A Jarra de Sake: "Tokuga Mini Tsuku" (Absorve a Sorte)


Então o SHIGARAKI TANUKI é exposto em todos os Izakayas e restaurantes no Japão. Aqui no Brasil também você pode encontrar essas esculturas decorando os botecos.


Sabiam que uma única escultura, tinha tanto significado assim? De tanto que gostaram desta idéia que o pessoal do @izakayamatsu ( que tem um Tanuki grandão no balcão) me pediu para desenhar uma estampa para que o staff pudesse usar. Só o pessoal do Matsu para me fazer desenhar depois de uns 20 anos. HAHAHAHAAH

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page