Takoyaki
- Alexandre Tatsuya Iida
- 24 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Até chegar no TAKOYAKI たこ焼き
Aquela porção de 4 a 6 unidades de bolinhos de farinha com polvo dentro e temperos maravilhosos, não só encantam os japoneses de todas as idades e já estão em vários países.
O famoso TAKOYAKI, nem sempre foi assim. Símbolo da comida popular de Osaka, nasceu na transição entre os Períodos Meiji e Taishô, um bolinho de massa feito com farinha de trigo, dashi, ovo, sal e shoyu. Então mistura cebolinha e conserva de gengibre vermelho. O recheio, ao invés do polvo, usava o Konnyaku em cubinhos gelatinosos. Só que o nome era estranho:
RADIO YAKI = “Radio frito” em homenagem a um aparelho de rádio caríssimo lançado em Osaka.( foto 2). Então um dia, uma das centenas de Yatais de RADIO YAKI,(foto 4) o dono do Aizuya pensou: “Preciso fazer algo saboroso que os clientes gostem bastante.”
Daí, pensou em trocar o recheio, mas não podia ser algo caro, senão ninguém compraria. Trocou o insosso Konnyaku por Tendão bovino que era baratinho. E os clientes se surpreendem: “Olha tem carne!” e nasceu o:
NIKU YAKI = “Carne frita”. O problema é que não podia só pegar o tendão e colocar no bolinho. Apesar do ingrediente barato, tinha de separar as carnes, temperar com molho agridoce e dava um trabalho danado.
Um dia, um cliente disse: “Dentro do TAMAGOYAKI de AKASHI (Cidade) tem polvo cozido.”. O chamado AKASHIYAKI, bolinhos fritos feitos de ovo, dashi e polvo no meio é um prato típico de Hyogo, vizinho de Osaka.(foto 3) Vendo isso, resolveu colocar o polvo nos bolinhos de farinha, pesquisou bem os condimentos, a massa e tal.
Finalmente, em 1935 o Aizuya lançou o:
TAKOYAKI, já com a massa temperada com Shoyu e pó de Aonori por cima e sacada de vender em porções e não por unidade.(foto 1)
Em 1955, quando foi adicionado o molho, maionese e katsuobushi por cima.
Olha, adoro TAKOYAKI!!
Comments