top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Sushis que rodam


Nossa, hoje acordei virado quando li um trecho de uma mensagem no Facebook: “...por isso, não como nesses KAITENZUSHIs da vida que servem sushis de 5º categoria.”


E eu com todo o meu excelente humor e a delicadeza de um bûfalo: “Em quantos Kaitenzushis você já comeu em Tokyo? E o SUSHI ZANMAI que você tanto paga pau, tem o seu KAITENZUSHI que muda apenas o sistema, pois os peixes são os mesmos.”


Bom, passei um café e estou mais calmo. Bom dia. Para quem não conhece o KAITENZUSHI ou KAITEN SUSHI 回転ずし são literalmente “Sushis que rodam (nas esteiras)” que devem ter hoje no Japão milhares de casas. Só SUSHIRÔ tem 603 unidades por todo o país.


Tudo bem que no começo existia um certo preconceito. Primeiro que o Edomae de Tokyo era tido como o padrão dos Sushis do Japão, teve que aguentar o sucesso estrondoso do MAWARU GENROKU, o primeiro Sushiyá servido na esteira giratória em Osaka, no ano de 1958.


Muitos riram da ridícula ideia parecendo que comia sushis em linha de produção de peças. E foi daí mesmo que veio a dica. Economiza gente, movimentos desnecessários e energia.

Só que a coisa prosperou e esse sistema de serviço já ultrapassou os Sushiyás clássicos. Presente em praticamente todos os centros comerciais, estações e aeroportos, shopping centers, etc.


Pessoal, são sistemas de serviços diferentes. E existem casas boas e ruins nos dois lados. E ainda, a mesma pessoa que gosta de comer em casas tradicionais como eu, como também em Kaitenzushis. Muitas vezes, quero comer logo, ou por falta de tempo ou de paciência mesmo, já que sempre converso com o Shokunin. Assim como quem toma café rapidão na padaria ou gosta de curtir o tempo no Starbucks.


É que tem também o preconceito classista. Muitos Kaitenzushis, são mais em conta, apesar de vários shokunins, são máquinas que fazem o bolinho, os makizushis e tal. Tudo bem. Só que quem cozinha e tempera o arroz, quem corta os peixes, ainda é o ser humano.

Só sei que eu vou super de boa, consigo comer bem mais tipos de pescados que um Menu Degustação e pago ⅕ do preço. E rápido.


Vergonha, tenho de gente que precisa menosprezar o outro para se destacar. Outro que tenho raiva, são as pessoas que falam: “Nossa, os sushis daqui (Brasil) estão longe de serem bons que o pior do Japão”. Uma vez eu respondi: “Já comeu uma feijoada no Japão? É diferente do nosso.”


E você, já foi num KAITENZUSHI? Conta para nós.


41 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page