Então? O SUSHI nasceu no Japão ou no sudeste asiático? Muitos já ouviram falar em NAREZUSHI なれずし, que apesar de ter o nome SUSHI, a definição do termo era: “Alimento maturado pela fermentação por ácido láctico a base de sal e arroz cozido.” onde NARE do verbo NARERU 馴れる é “Acostumar” ou 熟れる que é “Amadurecer, maturar.”
Trata-se de uma técnica de conservação muito comum na desde a Tailândia até a China que depois seguiu para o arquipélago japonês junto com o Arroz, há séculos antes de Cristo. O NAREZUSHI mais conhecido é feito de Cavalinha, mas havia uma porção de tipos diferentes de peixes como o Ayu, Konoshiro, Sanma, Kamasu, além do Pargo e Carapau.
O local que que se começou a técnica foi concentrada em Kansai nas províncias de Wakayama, Mie e Shiga.
NAREZUSHI é a conserva de peixes salgados sem a cabeça e as vísceras e enterrados no arroz cozido, onde com o tempo ocorre a fermentação láctica, deixando o animal mais ácido e conservado. Digo animal, pois conservavam Javalis também.
Depois de meses e até anos, retiravam o recipiente e tinham de consumir o quanto antes os peixes e o arroz era descartado, impróprio para o consumo.
O FUNAZUSHI 鮒ずし em Shiga é o único que mantém esta tradição de consumir somente o peixe. Já o povo de Mie entre 1336 e 1573, optou por aproveitar o arroz também, antecipando o tempo de fermentação para alguns meses. Como os grãos não atingiam a fermentação completa, os japoneses entenderam como “Cru ou imaturo” passando a chamar o prato de NAMANARE 生なれ, já que NAMA quer dizer “cru” no sentido de incompleto.
Então o SUSHI que conhecemos, o que come-se o arroz e o peixe nasceu no Japão em Mie, na região de Kansai.
Depois o nascimento do NAREZUSHI de cada peixe ficou assim:
Shiga - Carpa, Ayu, Hassu. Wakayama (Sul) - Sanma Wakayama (Norte) - Cavalinha Mie Hyogo - Ayu Saindo de Kansai
Ishikawa e Toyama - Kabura, Buri Hokkaido - Salmão, Arenque
#sake #sakelover #japanesesake #japan #japanfood #japantrip #vemkome #comidajaponesa #sushilovers #foodie #foodpics #foodlover
Comments