top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Sushi da Raposa



Ontem a @monbrazil me perguntou sobre o Sushi de Ague. E isso faz me lembrar os anos que passei preparando o AGUE para fazer o INARIZUSHI 稲荷寿司. Para quem não conhece, são trouxinhas pequenas e fritas, feitas de Tofu Frito. AGUE 揚げ = “Frito”. Hoje em dia, falar de AGUE remete ao Tofu Frito, como o AGUEDASHI 揚げ出し

Daí pega essas trouxinhas e mete na água


quente para cozinhar e tirar todo o excesso do óleo para depois temperar com shoyu, açúcar, mirin, dashi (para quem não quer tão doce) e água. Enquanto isso, o SUSHI MESHI (Shari) fica pronto.

Quando a casquinha de tofu frito docinho e suculenta resfriar, coloca o arroz dentro e uma pitada de Beni Shôga picada, para quebrar o excesso do doce.

É fácil de fazer e fácil de errar.

  • Corte a ponta do AGUE com faca antes de cozinhar (muita gente não faz)

  • Tire o excesso do óleo enquanto cozinha e DESCARTE A ÁGUA. (Tem gente temperando nessa água oleosa)

  • Antes de colocar o arroz, esprema o AGUE para tirar o excesso do caldo MAS deixe ainda bem úmido. Se secar, ele vai estragar rápido na mesa.

  • Não entupa a casquinha de arroz. O AGUE precisa fechar o arroz dentro para evitar que seque.

Só não sei em que parte da história que o INARIZUSHI começou a servir aberto expondo o recheio.


Este Sushi nasceu na cidade de Toyokawa, em Aichi, que tem um santuário INARI. Por quê?

A palavra INARI 稲荷 vem de INARIKAMI 稲荷神, O Deus da Agricultura e dos Cereais e seu Mensageiro era uma Raposa. E acredita-se que a raposa gosta de fritura e óleo.

Então o INARIZUSHI é um prato para festas e eventos religiosos, para trazer e levar as homenagens aos deuses. Também foi chamado de KITSUNEZUSHI = “Sushi da Raposa”. Nos dias de hoje, o KITSUNE UDON ou KITSUNE SOBA, são macarrões que vão tofu frito em cima.

Haja Tofu!



215 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page