Depois do post: “Adegão, afinal o Sushi é do Japão ou nasceu no sul da Ásia?” veio tanto questionamento na DM com links, trechos de matérias e um monte de informação que eu mesmo tinha lido todos. Isso inclui muitos japoneses.
Talvez pelo fato de acreditar numa informação por tanto tempo e achar que era uma verdade, ficaria feio mudar a teoria nos dias de hoje. Caramba, a ciência muda a teoria o tempo todo e acho que não precisa ter nenhuma vergonha. Eu mesmo falava que o BURI nadava no Brasil, em tempo que eu cozinhava.
Então, o NAREZUSHI 熟れ寿司, nota-se que está escrito em japonês pois lá é chamado de Pras̄m ประสม que significa “Mistura” do arroz conservando o peixe. Na tradução literal quer dizer “Peixe Azedo” e fritam antes de comer.
Quando a técnica chegou ao Japão, a província de Shiga adotou o FUNAZUSHI 鮒ずし, salgavam o peixe FUNA, espécie dos Carassius por alguns meses e depois colocavam em baldes de madeira intercalando camadas de peixe e arroz cozido e ficam por mais alguns meses.
Quando pronto a carne ficava tão mole que se comia colocando em cima do gohan ou pegava com hashi, comia direto tomando sake. Ou seja, de nada lembra o SUSHI que conhecemos hoje.
E se perguntar para um tailandês se eles comem esse peixe sem nenhum processo de cocção, estranham bastante pois fritam para consumir. Vale lembrar que o termo original do termo SUSHI significava “Azedo” de “SUPPAI” em japonês.
Assim como o famoso prato GINGUISKAN (Genghis khan) em Hokkaido, os Mongóis não o conhecem. São nomes que posteriormente foram colocados pelos japoneses.
Então a ideia de juntar o arroz azedo com o peixe cru foi do pessoal do sudeste asiático. Mas quem passou a consumir o arroz com peixe JUNTOS que é o formato atual, foram os japoneses.
Commentaires