top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Shutou, "Sake Roubado"


Há alguns dias, eu me encantei tanto com um prato no @makotosanofficial, sob o comando do Oyakata MAKOTO YAMASHITA, parente dos Itamaes do Shinzushi e do Ryô.


A casa especializada em KURO MAGURO, o Bluefin, Makoto-san investiu muito nas técnicas e conhecimentos do peixe que chega a dar uma bela aula durante o Omakassê.


E paguei pau para uma das entradas, o SHUTOU 酒盗 do CHIAI 血合い do JUKUSSEI NISHI KURO MAGURO 熟成西黒マグロ por 30 dias. Pô Adegão!


Vou começar pelo final. NISHI MAGURO ou “Atum do Oeste” é o conhecido TAISEIYOU KURO MAGURO 大西洋黒マグロ ou “Bluefin do Atlântico”. JUKUSSEI é “Maturado” por 30 dias, CHIAI 血合い é a parte do “Sangue” que fica no centro do atum ao longo do corpo. Sensacional!


O destaque maior é o SHUTOU 酒盗 que é a soma de SHU que é “Sake” e TOU que é “Roubar”. Um prato conhecido por todos que trabalham com Sake.


Leva esse nome quando o petisco é tão bom que você bebe tanto Sake sem perceber , como se alguém tivesse “roubado” a sua garrafa. Ou o petisco é tão bom que você “precisa roubar” Sake para harmonizar.


O SHUTOU é uma espécie de SHIOKARA 塩辛, conserva crua e salgada de vísceras e a carne de animais marinhos como o Bonito, Cavala e Lula (usa os tentáculos). Já o SHUTOU não vai a carne, o que deixa o petisco ainda mais forte e com aroma intenso. Não é para qualquer um.


E para balancear os sabores, Makoto-san raspa Yuzu, tiras de Ôba (Shissô verde) e ovo. Com o perdão de todos: PUTA QUE O PARIU DE BOM!!!!


Não sei se estava prevendo que me encontraria com uma delícia dessas, levei um novo sake o KIKUMASAMUNE Kimoto Futsushu Pack de 2 Litros. Bebi com o @diogobucci, com os Itamaes, servi o casal que dividiu o balcão com a gente. Secamos.


Que sensacional!!! Que tem reserva por esses dias no Makoto-san, cobre dele. E não é sempre que ele consegue fazer.


29 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page