top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Shabu Shabu de Sake


Amo ideias que surgem em estado de embriaguez. Anteontem jantando no @yakitori_ya em Moema, surgiu um assunto de fazer um SHABU SHABU しゃぶしゃぶ ou NABÊ 鍋 que é diferente de muitos que são feitos por aqui.

Ao invés de usar o tradicional DASHI, usamos o que? SÓ SAKE! Sim um Sake japonês de pack de 2 litros!! Vai acompanhando as imagens.

Enchemos até a metade do tigelão, quase 1,5L do Sake KIKUMASAMUNE de Kobe, Extra Dry +10.


Tampamos e enquanto vai aquecendo, vou dando um pega no Shochu DOKURO de Batata doce que trouxe na mala, lá de Saga. Eu, o chef Takaaki Yasumoto e 900ml do destilado.


Quando começa a borbulhar, botamos fogo (literalmente) para dar uma animada. Acho que todos os clientes repararam.


Então chegando no ponto (quando as chamas se apagam), o dono da casa, Seo Yasumoto faz o teste do Shabu Shabu com o BURI. Na tigelinha de cada um, “O” maravilhoso PONZU feito na casa, está para temperar a comida.


O que o Adegão fez? Com um concha, peguei o Sake da panela que já virou um caldo de umami, coloquei no Ponzu, ainda tinha o molho Momiji Oroshi (Nabo ralado com Pimenta) e suco de limão.


Meu, que sensacional!!! E cada vez que os peixes e vegetais são colocados na panela de cerâmica, mais temperado vai ficando o caldo. A gente só não finalizou o caldo com o gohan e ovo, porque já tinha pedido tanta coisa antes do Nabê, como o delicioso Kushiyaki de Tomate com Bacon e várias outras delícias da grelha.

Olha, só sei que lembrei das noites que ficava com o pai fazendo esse Nabê e o tradicional sermão dele. Primeiro o japonês raiz diz que você é um bosta e depois vai te incentivando. Que gostoso!

Alguns ajustes e formatos serão necessários, mas para uma noite de teste, foi espetacular. Agora é aguardar a casa formatar e lançar ao público!!

Adegão aqui com os dedos cruzados.



19 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page