top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Sayuri, a nipo americana


Em conversa com o Diretor da marca de Sake HAKUTSURU 白鶴 em Los Angeles, CA, ele me contou há algum tempo o significado do rótulo SAYURI さゆり, o famoso sake da garrafa jateada e rosa, tampa rosa e rótulo todo florido.


O sucesso aconteceu por estar fora dos padrões do conservador mundo do sake em 2006. Na verdade um executivo japonês que vivia em LA, observava nas suas andanças por restaurantes japoneses, o tanto de americanos que apreciavam o NIGORIZAKE, o Sake branco e leitoso, sabor intenso, encorpadíssimo e final que nunca acaba.


Só que americanos (e a maioria dos ocidentais) não se aproximavam de rótulos que não davam para entender, pois tudo estava em japonês. Porém não podiam ser um rótulo totalmente em inglês pois tira toda a imagem do Japão. Pensando rapidamente, o que seria o símbolo do Japão seria a cerejeira.


Mas com alguma ousadia. Não teria graça um rótulo colorido com a garrafa marrom tradicional e uma tampa prateada. Então, produziu da garrafa, o rótulo e até a tampa. Tudo rosa!


E o nome? Teve a ideia de escolher o nome de uma mulher, já que muitas divindades no Japão são femininas, inclusive a Deusa do Sake. Precisava ter um peso mais tradicional e ao mesmo tempo moderno. E chegou ao nome de SAYURI no alfabeto hiragana.


Logo que foi lançado em fevereiro de 2006, o sake foi um sucesso na costa leste dos EUA. E por uma enorme coincidência, no dia 3 de fevereiro de 2006, foi lançado o filme que fala de uma menina Chiyo que foi vendida para uma casa de cortesãs japonesas e lá cresceu aprendendo as técnicas de dança e canto. Também suportou sérios apuros e inveja, até que se torna uma profissional e troca-se o nome para SAYURI.


O filme SAYURI foi lançado em todo o Japão, só que no ocidente e aqui no Brasil como “Memórias de uma Gueixa”.



Por causa do filme, alavancou a venda desse sake e hoje está em solo brasileiro. Olha que história legal.


12 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page