top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Sake vs Doces


No Japão, popularmente, diz que quem bebe não come doces e vice-versa. Claro que há exceções. Só que essa é uma informação que uso para recomendar um determinado sake. Quem não come doces, tende a gostar de Sakes mais secos. Agora se gosta de doces bebe pouco e deve preferir Sakes mais suaves.


É só um parâmetro, pois eu bebo sakes secos e suaves, conforme a combinação ou se estou a fim mesmo. Enfim, esta tese não fui eu que inventei e vem lá da China.


Existem dois termos chamados de JÔGO 上戸 = “Portão Superior” e GUEKÔ 下戸 = “Portão Inferior”.


Todos devem conhecer a imponente Muralha da China, paredes altas de tijolos erguidas para proteger o império chinês, dos Mongóis e outros povos. Também servia de controle de fronteira para a passagem das mercadorias da Rota da Seda e a imigração.


E entre cada barreira, foram construídas torres de observação e soldados ficavam de plantão. E essa muralha passava por qualquer tipo de relevo seja em pequenas cidades e montanhas.


E para determinar quem ia ficar em cada torre, havia uma divisão curiosa: Quem bebia bem ficava no JÔGO. Quem não bebia, ficava no GUEKÔ


As torres altas lá no meio das montanhas eram chamadas de JÔGO e os soldados eram abastecidos de Bebidas que duram mais tempo para suportar o frio no inverno. E quem ficava nas torres mais baixas GUEKÔ e tinha acesso mais próximo das vilas, recebiam bebidas quentes e doces, como se fosse a gente tomando chocolate quente.


Como tudo na história do oriente, tem outras teses para os dois termos, mas acho que esse é o mais legal.


Então, você é um JÒGO ou um GUEKÔ. Sei que o @diogobucci bebe bem. Contei outra piada antes do @lcaramori

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires


bottom of page