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  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Sake via mar


Em todas as aulas de sakes eu levo o SAKADARU 酒樽, o barril de Sake. Óbvio que o barril é de enfeite e isopor para fazer o formato. E são de tamanhos variados, como o oficial de 72 litros, mas não cabe no carro e nem no elevador da escola. Costumo levar o de 36 litros.


Então, esse SAKADARU antigamente era para levar o arroz sem a casca para a cidade ou os fardos que chegavam na cidade, descascavam e colocavam os grãos nos TARUs. Também foi usado para transportar o sake de KAMIGATA 上方 que era Kyoto para EDO 江戸, a Tokyo de hoje.


Devido ao seu peso e cubagem, os barris eram empilhados no centro de grandes barcos chamado de TARUKAISEN 樽廻船 que literalmente se traduz “Navio de envio de Barris”. Só que é preciso lembrar que os barris não só transportavam Sakes, mas Shôyu, Misso, Arroz (Nengu que era imposto em forma de fardos de arroz) e outros mantimentos que poderiam transportar até 45 toneladas.


Por mais que os sakes tenham saído de Kyoto, é no porto de Osaka, cidade que foi considerada a “Cozinha do Japão” que chegava e saia de tudo.


Ah, os barris de Sakes eram apenas de madeira que mais pareciam um grande balde de madeira. Só que durante a viagem e em clima hostil, os barris batiam entre eles e podiam estourar e começar a vazar a bebida. Para protegê-los, foi envolvido com MUSHIRO 筵 ou mais conhecido como KOMO 菰, uma espécie da capa feita com palha e com escritas para identificar a marca do Sake. Por isso, muitos sakes que vem em réplicas de barris são chamados de KOMODARU 菰樽 .


Com a mudança da capital de Kyoto para Edo, a frequência de embarcações aumentou tanto que chegaram a congestionar os portos de Edo, e sabe onde fica? Em TSUKIJI. Só que por causa do trânsito, mesmo no mar, descarregaram alguns barris em barcos pequenos e descarregaram em portos auxiliares ao longo do rio Sumida.

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