top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Sake Samurai


Em muitas apresentações, palestras e seminários onde sou apresentado como SAKE SAMURAI 酒サムライ, muita gente acaba achando que é um nome para destacar o trabalho que venho fazendo desde 2004. Porém, este nome é realmente um título outorgado pelo NIHON SHUZÔ SEINEN KYOUGUIKAI 日本酒造青年協議会 ou Conselho dos Jovens Produtores de Sakes do Japão.


O curioso é que os “Jovens” tem a idade média de 50 anos, já que muitos nas antigas, tinha por volta de 70 anos. A entidade foi criada para unificar energias compartilhando técnicas na produção de sakes de várias regiões do Japão e implantar novas tecnologias. Também formam grupos de estudos e viagens para levar o conhecimento para todos os jovens produtores.


E cabe a esse Conselho, outorgar os profissionais e personalidades que se destacaram em promover o Sake pelo mundo. Então em 2015, fui agraciado por este título e viajei até o Santuário Shimogamo em Kyoto, vesti o MONTSUKI HAKAMA 紋付き袴, o kimono de gala masculino e poder pisar em locais destinado apenas aos sacerdotes, foi de um privilégio inenarrável.


Fiz o juramento em proteger, estudar e divulgar a cultura do Sake e do Washoku diante do Presidente do Conselho dos Sake Samurais e guardei esta conquista para mim. Tanto que poucas pessoas viram o JONINJÔ 叙任書 a Carta de Nomeação, para que eu pudesse partir para um novo começo.


Trabalhei feito um louco, muitas vezes nos bastidores das importações do Sake para cá, treinando brigadas, e promovendo palestras e seminários, trouxe a JSA Japan Sake Association para o Brasil, e levei brasileiros para uma imersão nas fábricas de Sakes.


E se solicitado pelo Conselho, tenho um nome merecido e necessário para indicar o 2º Sake Samurai do Brasil. Atualmente somos 95 (precisa atualizar de 2020 para cá) espalhados pelo mundo, promovendo o Sake.


Não faço posts para falar de mim, mas ouvi de um jornalista dizendo que é cafona esse nome. Só quis dizer que existe um título com esse nome.

4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page