top of page
Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Sake para iniciante


Um dos top 3 das perguntas que vem aqui na Adega de Sake: “Adegão, qual sake você recomenda para iniciantes?”


É uma pergunta difícil para quem vai se aventurar em uma loja de bebidas sem nenhuma orientação ou indicação. Além disso, o rótulo todo em japonês e no contra rótulo, informações que não ajudam os consumidores.


O que acontece? Na dúvida, compra um sake mais barato. E são bons para quem bebe bem (qualquer coisa) ou para quem já é bem iniciado no Sake.


Porém não agrada muitos que estão provando pela primeira vez. Por isso, quando procurado, sempre recomendo os sakes da categoria DAIGUINJO 大吟醸 que são frutados, delicados, refrescante e de finalização bem no ponto, sem persistir muito e não tão curto drasticamente.


Daí alguns falaram para mim: “Gostei desse papo de vendedor” por sugerir sakes mais caros.. Pior que não é. Já são 18 anos olhando a reação de milhares de clientes que pude ver e cheguei nessa conclusão. Nós gostamos de sabores intensos. Bem picantes, salgados e doces. Nos sakes, picante e salgado não estão presentes.


Agora o doce pode agradar um grande leque de pessoas, como se estivesse provando uma fruta bem fresca e suculenta. Com notas de maçã ou pêra bem madura, melão e lichia, são sakes que não se erra muito para quem não conhece bem o sake.


Com o tempo, quem continua provando vários sakes, pode querer procurar outras notas aromáticas e de sabores na bebida. Os Daiguinjos não tem muito para onde fugir com os seus perfis. Agora os sakes mais de base, que sofrem menos polimento do arroz, vão ter mais Umami que aroma floral ou frutado.


Permite também aquecer os sakes, o que expande as possibilidades de aromas, sabores e intermináveis combinações de comidas. E para isso, é bom já ter uma boa bagagem de degustação para se aventurar nos sakes básicos.


Moral da história. Quanto mais você conhece os sakes, mais baratos vão ficando os preços.


Te ensino tudo isso no Curso de Formação SAKE EXPERT da @jsa.brasil!

11 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page