top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Sake OUMON


Há mais de 10 anos que li todos os 12 volumes do mangá NATSUKO NO SAKE do Akira Oze Sensei, leitura obrigatória para todos que trabalham com sake.


E na coleção, fala sobre uma publicitária que morava em Tokyo e volta para Niigata para ajudar na produção de Sake. E lá se mete em vários desafios e principalmente no preconceito.


No volume 2, tem uma parte que a protagonista Natsuko implora para que um dos produtores corra para o hospital e acompanhar o nascimento de seu primeiro filho.


Só que nas antigas, havia uma regra, onde todos da produção tinham que se concentrar no sake e não podiam se distrair por nada. Natsuko que não entendia bem dos rituais, tenta convencer o funcionário várias vezes que ele perde a cabeça e:


“Você sabia que as mulheres não podiam se meter na produção de sake. Me deixe em paz, por favor.”


Natsuko sai correndo e o produtor arrependido corre atrás. O Mestre de Sake aparece no corredor e quer saber o que houve. O subordinado explica e pede desculpas. Toma uma bronca do Toji e manda ele para o hospital para ver a mulher. Resistiu mas acabou cedendo. Mas implorou ao Toji que pedisse desculpas à Natsuko.


Depois de alguns dias e o filho nasceu firme e forte, volta para a Sakagura e agradece a todos por segurar as pontas durante a sua ausência.


De dentro da bolsa, o funcionário tira uma caixa com sake escrito YUME = “Sonho” da marca Oumon, da fábrica Ichishima, com um pedido de desculpas.

Natsuko não conhecia quando o pai dela diz:


“Essa sakagura é a primeira a aceitar oficialmente as mulheres na produção de sakes. Não só o trabalho, mas bancou toda a especialização e são técnicas certificadas pelo governo. Sabe, filha, existem tradições que devem continuar e algumas que precisam desaparecer. Se tiver a paixão em produzir sakes, não interessa se é homem ou mulher.”


Então senhoras e senhores. Este sake que aparece nesse mangá acaba de chegar na @adegadesake.


Procure no nosso site por: YUME OUMON

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page