top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Sake e Udon


E quando começa a ficar frio, a pergunta que sempre chega é: "Adegão, como eu aqueço o sake?”


Antes de mais nada, não é qualquer sake que se recomenda aquecer. Os sakes mais delicados e nobres, das categorias Guinjo e Daiguinjo ou com aproveitamento abaixo de 65% do arroz, a bebida consegue ter estrutura para aguentar até os 30ºC. Mais que isso, quebra os sabores, se desestabilizam e os aromas frutados que você pagou por isso vão embora.


É bom também o uso dos sakes JUNMAI 純米 e os KIMOTO 生酛, ambos tradicionais para aquecer. Explico.


Existem 3 formas de aquecer o sake: Microondas que é mais prático, o aparelho te avisa e ideal para uma operação em restaurantes. Porém, o sake aquecido tão rapidamente, pode deixar o gosto de álcool queimado.


Outra forma é o chamado YUSSEN 湯煎 que é aquecer “banhando” a jarra de sake. Mas existem 2 formas de banho-maria. O primeiro é o comum, quando pega uma panela com água, coloca a jarra de sake dentro e aqueça até ferver. Como o calor vai aumentando gradativamente, o sake vai aumentando o umami e deixando a acidez e amargor mais fraco. Só que os aromas também vão enfraquecendo.


Então, o tio Adegão recomenda é aquecer a água no microondas até 80ºC, numa tigela grande de fundo reto, quando pronto tira da máquina e coloque o TOKKURI 徳利 a “Jarra de Sake (de 180ml)” dentro. Deixo por 3 minutos para tomar a 45ºC ou 2min30 para 35ºC


Daí é só pegar um Kakuni de Porco, um Karaague bem sequinho e suculento por dentro, um Udon maravilhoso para aquecer a noite.


Para saber quais sakes que são bons para aquecer temos uma lista no site da Adega de Sake. Nela você procure pelas opções JUNMAI e/ou KIMOTO. Claro que pode aquecer outros tipos de sakes e inclusive um Shochu de Arroz.


https://www.adegadesake.com.br/para-tomar-quente?pagina=1

KANPAI!

11 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page