top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Sake e a Espada

Atualizado: 5 de jul. de 2022


Não devem ser muitos que sabem que pratiquei KENDÔ 剣道 por 11 anos da minha adolescência na Associação Saga de Kendô (Hagakure-kan), quando eu tinha um abdômen bem definido. Quer dizer, até hoje está definido. Polo norte e Polo sul.

E devo muito a família Kishikawa e um pouco mais aos senseis Jorge Kishikawa 7º Dan e, fundador do Instituto Cultural Niten e seu irmão Roberto Kishikawa 8º Dan. Ambos me moldaram debaixo de tantos golpes de SHINAI 竹刀 que hoje sou uma pessoa equilibrada em bem humorada. Não sei porque vocês estão rindo.

Responsáveis por me conduzir ao título de Campeão da categoria Juvenil em 1991, no 8º Campeonato Mundial de Kendô, em Toronto no Canadá. Não consigo achar a foto, mas Jorge Sensei segurava os meus equipamentos e o tempo todo me incentivando. Essa imagem me tocou muito, pois como discípulos deles, era a nossa tarefa de fazer a guarda dos equipamentos dos senseis. Ali os papéis estavam invertidos. Também, eu estava me preparando para a final.

Trouxe esta história para contextualizar que conheço bem a história da espada NIHONTOU 日本刀, a “Espada Japonesa” também chamada de KATANA. E muitos artesãos, depois da restauração Meiji, quando o regime dos Samurais foi abolido, passaram a moldar as várias facas que se usam até hoje na gastronomia japonesa.

E alguns fãs da história dos Samurais me fizeram a seguinte pergunta:

“Adegão, por que os Samurais borrifavam um líquido na espada?”

Sim! Em muitos filmes, animes e quadrinhos, há cenas onde os Samurais borrifam o SAKE com a boca na lâmina da espada. Entenda que SAKE é um Álcool e remove o sangue do inimigo e único líquido que havia para fazer a manutenção. E com o boca, pois não tinha na época o borrifador com gatilho vermelho.

Mas sabe qual era a real finalidade do SAKE com a KATANA? Não era tanto na lâmina, mas no TSUKA 柄, o cabo da espada.

Quem tem o privilégio de ter uma KATANA em mãos, acompanhe com ele de perto.

Seguindo a anatomia da arma, o metal é uma peça só. Então vem o SAMEGAWA 鮫皮 que a tradução é “Couro de Tubarão” mas é Couro de Arraia, um forro que envolve a lâmina que não deixa os Fios do TSUKA ITÔ 柄糸 e o MENUKI 目貫, o “Ornamento” ficarem deslizando.


Depois perto do TSUBA 鍔, o divisor do cabo e a lâmina existe um pino de bambu chamado de MEKUGUI 目釘. Ele passa por dentro de uma furo na Lâmina chamado de MEKUGUI ANA 目釘穴 que prende todo o material do cabo. Se ele se solta ou quebra, a vida do Samurai corria um grande perigo.

Para evitar esse contratempo, os Samurais borrifava no cabo para

  • Umedecer o cabo e não deixar escapar a espada das mãos. Japoneses até hoje, cospem nas mãos quando vão segurar algo muito pesado.

  • O pino de madeira infla com a umidade deixando o cabo preso.

  • Alguns pinos eram de metal, o que a viscosidade do Sake tornava ele um adesivo, já que no arroz contém amilopectina, composto usado na fabricação de adesivos.

Por isso, os samurais andavam com um recipiente feito de Cabaça, o HYOUTAN que continha uma pequena quantidade de sake para pequenas manutenções em longas viagens.

E aí, samurais? Curtiram?




58 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page