top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Sake combina com que?


Aqui com o Adegão, uma das perguntas que mais fazem é: "Sake combina com que?”


E antes de eu mostrar uma direção sobre o que combina com a bebida, o pessoal precisa entender que Sake não é tudo igual e sim são várias combinações de Tipo e Categorias. Os japoneses não separam os dois e chamam de TOKUTEI MEISHO 特定名称, mas aqui no ocidente, senti que precisava detalhar um pouco mais as informações.


Então vamos lá. O Sake é dividido em 4 grupos:


AROMÁTICOS - Que são os Sakes da categoria DAIGUINJO 大吟醸 e GUINJO 吟醸. São aqueles que você vai curtir os aromas frutados e florais e vai ficar discutindo com os amigos. E já que o aroma é protagonista, escolha pratos leves e não tão perfumados.


Ex: Carpaccio, Salada, Salada de frutas, Sashimi de peixe de carne branca, Aves cozidas.


REFRESCANTES - Esses já são os sakes que combinam bem com o nosso país. Incluem os sakes do Tipo NAMAZAKE (Não pasteurizado), FUTSUSHU (Básico), HONJOUZOU (Com adição de 10% álcool destilado), são os de base. Esses aqui já podem chamar um pouco mais de tempero e corpo na comida


Ex: Tofu com gengibre e shôyu, Salada de agrião, queijos frescos, Lula e polvo, sashimi de frutos do mar.


ENCORPADOS - Agora, quando chega um frio ou a fome, sakes do Tipo JUNMAI (Sem adição de 10% Álcool destilado), com aromas mais discretos, cremosidade e lágrimas na taça, já chama a tropa de temperos.


Ex: Carne (muita), Gratinados, Escondidinho, Yakitori, Cozidos de legumes, Sashimis de peixe gordo (Barrigas de Atum, Salmão, Olho-de-Boi), teppanyaki, gyoza, tempura (babei aqui)


MATURADOS - Aqui já são os sakes KOSHU e VINTAGE mais assentados, calmos, envelhecidos, bem maturados. Chamam mais petiscos fora de hora, ou refeição mais lenta.


Ex: Karasumi, Queijos curados, foie gras, Kabayaki de Unagui, Sukiyaki, chocolates e charutos


Então, qual vai ser o sake de hoje?

123 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page