top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Sake com Salgado


A pergunta que mais me fazem na Adega de Sake é: “Sake pode tomar com Sal?” Digamos que cada um toma o Sake do jeito que entender, já que pagou por aquela garrafa.


Mas como instrutor de Sake Sommeliers tenho o dever de treinar profissionais para orientar os clientes a apreciar o máximo de uma bebida tão sutil e que não é barata

.

Então vamos para a explicação para ver de onde veio o lance de beber Sake com Sal:


Nas antigas lá pelo século 15, pessoas da nobreza que viviam longe do litoral, lambia uma pitada de Sal, Missô ou um pedaço do Umeboshi para tomar o Sake, como um petisco.


Daí, no período Edo, a população não tinha acesso à bebida da nobreza, dos imperadores e tal. Então, tinha de fazer o seu sake em casa e no clandestino. Porém, já tomavam quando o sake estava pronto, branco, leitoso, doce demais.


Então precisava de algo salgado numa época em que muitos não tinham comida. A solução foi pegar o sal marinho, já que conseguia de graça. Só que com a proibição da fabricação caseira de bebidas alcoólicas, parou a mania de beber com o Sal.


Depois de um tempo, um boom de um serviço chamado IZAKE 居酒, quando as SAKAGURAs 酒蔵 e SAKAYAs 酒屋 passaram a servir doses na frente da empresa, para alavancar mais a venda. Com o surgimento dos IZAKAYAs 居酒屋 que serviam petiscos salgados, o sal não era mais necessário.


Na verdade o Sake combina com o SALGADO. Então, se você comer algo com sal, não precisa mais do condimento. E outra, hoje em dia, tem bastante Sakes com tons salinos.


Já tomei Sake com Sal em Gunma que não tem saída para o mar. Lá tomava Sake doce com pedrinhas de Sal Marinho. Mas, quase todos os sakes feitos no Japão não precisam de Sal, Açúcar, Limão, etc.


Uma vez num izakaya em Tokyo, o cara do lado berra: “Aí, seus sakes são tão bosta que nem com SAL dá pra tomar.”. Olhei para a minha amiga e: “Pega a sua bolsa e vamos embora.”

70 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires


bottom of page