Para os gourmet da culinária japonesa, muito se ouve sobre SAIKYÔ MISSÔ, mais suave e doce que o Missô comum. Muito se usa para fazer maravilhosos grelhados de peixes. Aí você junta fatias de conservas e um Missoshiru, não preciso de mais nada na vida.
Bom, o que seria então esse tal de SAIKYÔ Missô. Qual é a diferença dos outros. Vamos investigar pelo nome. O KYÔ vem de KYÔTO 京都 ( KYÔ = Palácio Imperial e TO = Capital), a primeira capital do Japão onde acomodou o Palácio do Imperador. Então na Restauração Meiji, quando a capital mudou-se para Edo, Kyoto quis manter o status imperial e passou a ser chamado de SAIKYÔ, SAI = Oeste e KYÔ = “Palácio Imperial”.
Daí mais tarde, Edo passou a ser chamado de TÔKYO 東京 (TÔ = Leste e KYO = Kyôto), já que Tokyo fica a leste de Kyoto. O kanji 都 TO, que é a Capital, também é chamado de MIYAKO.
Digamos que a treta entre Kansai e Kantô começou aí. Que coisa, tudo isso para explicar o nome do bendito Missô.
O SAIKYÔ MISSÔ nada mais é que um Missô Branco feito em Kyoto. Preparado com Arroz Maltado e Soja fermentada, resulta em uma pasta mais doce, delicada e rica em umami. E passar esse maravilhoso Missô em peixe já salgado como Salmão, Cavalinha ou Black Cod, é espetacular!!
E sabe onde você pode provar esta iguaria, O GUINDARÁ NO SAIKYÔ YAKI 銀だらの西京焼き (GUINDARÁ = Sablefish, Black Cod, Peixe-carvão-do-pacífico), importado do Alaska, grelhado no Missô importado de Kyoto, com Yuzu e Cogumelos?
Lá no stand do @aizomerestaurante, no @tasteofsaoaulo. Não percam pois é amanhã e domingo e acaba. Aproveitem.
De nada.
Comentários