top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Refeição em Pé


Zara, muitos não concordam comigo, mas eu gosto muito de restaurantes em estações de trens do Japão. Tudo bem que nunca sei até onde é a estação do metrô e onde ficam as lojas de corredores subterrâneos. Enfim.


Quando passei pela estação Shinagawa em Tokyo, embora tenha em quase todas as estações de trens, inclusive nas plataformas, são as casas TA-CHI-GU-I 立ち食い ou “Fazer a refeição em pé”. E literalmente não tem cadeiras para os clientes.


Tudo é servido no balcão e o giro do estabelecimento é alto. Em restaurantes comuns de 30% à 40% de toda a área útil do imóvel é ocupado pela produção dos pratos. Já nos TACHIGUIs esta área é mais de 70% por conta do volume de comida que é vendido.


Acompanha comigo. Não tem cadeira, não tem conforto, o cliente pede a comida e vem rápido. Come e vai embora. Muito legal para o comerciante. Espaço reduzido do salão, muitos nem garçonete tem (só que precisa de mais cozinheiros). A permanência é bem pouco, o que gira mais rápido o turno dos clientes. Vende mais, produz mais, compra mais e o preço despenca.


Juro para vocês. Uma vez, eu tinha 12 minutos apenas para conectar o Trem bala do Tokai para o Tôhoku. Calma, 12 min era descer do trem, atravessar a plataforma e chegar na outra. E só tinha uns 7 min para comer.


Podia comprar os Bentôs nos vagões mas precisava pedir algo quente, pois estava nevando na estação. Então pedi um Udon. Sem brincadeira, quando estava guardando as moedas do troco depois de pagar, já chegou o Udon. E BOM! Simples. Macarrão, cebolinha, duas fatias de massa de peixe e um Dashi maravilhoso!


Voltando na estação de Shinagawa, o que tinha de casas para comer em pé de vários tipos. Um era de udon, outro de Ramen, Sushis, Karê, isso quando não servem vários em um só lugar. Normalmente é um tipo de prato. Tem Izakayas também.


Agora esse método não é bem uma novidade. No período Edo os YATAIS não tinham bancos. Só depois de um bom tempo que apareceram. O povo comia em pé, assim como as nossas barracas de Pastel da feira. Antes não tinham as cadeiras de praia.


Mas é muito legal. Só não é bom comer tão rápido como os japoneses fazem. Já viram eles comendo Ramen?



48 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

留言


bottom of page