top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Qual é a comida japonesa preferida?


Sabe, a gente aqui fala de muitos pratos, de técnicas, cultura e etiqueta. Mas a melhor coisa é justamente provar apreciar bons pratos sem ter que se preocupar com tudo isso. Nós que trabalhamos com o Washoku, somos meio que obrigados a saber os bons modos e protocolos de etiqueta em recepções formais com autoridades e executivos japoneses.


Para isso, saber se portar em RYÔTEIs 料亭 e sabr apreciar um KAISEKI RYÔRI 会席料理 é mandatório. Cheios de regrinhas, não pode isso e aquilo.


E muitos já reclamaram que cago regras. Pois saibam que nem os japoneses aguentam isso. Por isso o sucesso dos IZAKAYAs que não dispensam uma boa parte dessas regras.

E junto com todas essas regras, conhecemos os mais variados ingredientes. Em muitos jantares me levaram para comer um Menu Degustação de Baiacu, Yakiniku de Wagyu, Omakasse de Torô, coisas que dificilmente eu pagaria. É óbvio que sou muito grato pelas experiências.


Agora, o que eu realmente gosto é um rango. Quando eu tinha a cozinha na Liberdade, a gente fazia o ASAZUKÊ de Acelga, conserva “fresca” de acelga salgada, pimenta, gengibre e suco de limão. ASA que vem do verbo ASAI 浅い, quer dizer “Raso, fraco”. É um Tsukemono que se faz da noite para o dia. Sua folhas estão bem verdes, crocantes e suculentas.


Depois de 1 semana guardado em tupperware, as folhas perdem cor e o verde fica amarelo quase branco. E comer desse jeito fica extremamente salgado e há quem goste. Eu gosto. Minha pressão não. Um mesmo Tsukemono muda de nome para FURUZUKÊ que vem de FURUI 古い que é “Velho, envelhecido”.


Mas o legal é aqui, meu amigos. Você pega a conserva e torce bem ele como se fosse um pano, para tirar o excesso do suco de sal. Depois pica ele em pedaços, um pouco maior que o vinagrete e refoga ele com um pouco de Shôyu e Õleo de Gergelim.


Depois abre em uma assadeira e polvilhe Gergelim Branco. PORRA!! Pega um tigelão de Gohan quente e simplesmente coma. Sabe por que o tigelão? A acelga vira uma bomba de sabores e umami, pois quanto mais mastiga, mais sabor vem. E combina tanto com gohan ou sake, que você come em silêncio e termina suspirando com os olhos fechados.


Esse é o meu prato preferido. E o seu? Conta aqui pra nóis.


23 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page