top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Puro ou com álcool?


Uma dúvida que chega aqui na Adega de Sake de vez em quando: “Adegão, o Junmai é melhor que o outro sake que tem adição de álcool?”


Bom, a resposta é: Vai de acordo com o gosto de cada um. Antes disso, vamos separar esses dois tipos de sakes.


O JUNMAI 純米 é a soma de JUN = “Puro” e MAI = “Arroz.” Calma, gente. Quem está estudando o idioma japonês, já ouviram falar em ON YOMI 音読み e KUN YOMI 訓読み. Numa outra oportunidade eu explico para não perder o foco.


Por que este sake é chamado de PURO ARROZ? Na verdade, até antes do período Edo, não existia esse termo. Só que com a alta na produção da bebida em todo país, chegando a cerca de 8000 sakaguras, problemas também eram muitos.


E o pior de todos é o Mestre de Produção, o TOJI que é contratado pela fábrica, perder toda ou parte da produção, porque azedou os sakes. E no intuito de tomar a responsabilidade, se enforcavam.


Para achar um modo de evitar toda essa tragédia, governo e produtores de sakes pensaram muito e chegaram à conclusão que adicionando um pouco de álcool destilado e natural de cereais, evitaria a contaminação do mosto.


Daí, nasceu o HONJOUZOU 本醸造 e o país inteiro adotou o “Modo Padrão de Fermentação” implantando o processo ARUKÔRU TENKA アルコール添加 que é “Adição de Álcool Destilado”.


E o sake sem adição, como fica? Ganhou o nome de JUNMAI, o “Puro Arroz”. Ele é melhor? Não acho. Depende muito do meu estado emocional e do que estou comendo.


É que a palavra “Puro” soa como algo bom, autêntico e tal. Mas o HONJOUZOU é o responsável por liberar as propriedades aromáticas do KOJI, o arroz maltado, no final da fermentação.


Resumindo, o HONJOUZOU é recomendado para quem nunca tomou sake ou quem gosta de bebida refrescante, na praia, verão e com comidas não gordurosas. Já o JUNMAI, um friozinho, comida quente e encorpada ou para quem gosta de um punch na hora de beber.


E vocês?

5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page