top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Pratos de Hokkaido


Sabe uma coisa que todo ano, fico numa grande expectativa no FESTIVAL DO JAPÃO? O que vou comer de Comida Típica em cada stand das províncias? Alguns bombam bastante pois servem os pratos do momento, como o Okonomiyaki e o Takoyaki, que formam longas filas. Outros são mais discretos. E perguntei para alguns e ouvia: “Nossa província não tem nada.”


Cara impossível não ter nada! E mesmo assim fui atrás dessas informações. Vai que não tem mesmo.


Então vem comigo descobrir o MEIBUTSU RYOURI 名物料理 = “Prato Típico” de cada região.


E comecemos lá de cima por Hokkaido, terra que amo de paixão, terra dos pescados e frutos do mar. Em vários lugares de Tsukiji você ouve: “É de Hokkaido.”


Bora conhecer os pratos


GINGUISUKAN ジンギスカン- O famoso Yakiniku, espécie de churrasco japonês de mesa é consumido em quase todas as regiões do Japão e muito pouco em Hokkaido por causa da presença do GINGUISUKAN que deriva do Gengis Khan. É um churrasco de carne de ovelha que acompanha muitas verduras, legumes e frutas. E a chapa vazada onde assam os ingredientes, lmebra bem o capacete dos soldados Mongóis que serviam o Gengis Khan.

O modo de comer é igual de Yakiniku, comendo num pratinho com vários Tarês.


BUTA DON 豚丼 - Na era Meiji, a carne de porco se tornou popular devido à grande criação do animal na cidade de Obihiro, região de Tokachi. E com isso, prosperou um prato muito simples. O BUTA DON, Domburi de generosas fatias de porco com Tarê. Como é uma região onde a agricultura é a sua principal fonte de renda, trabalhadores voltavam no campo exaustos e precisavam de comida de volume, fácil e rápido de fazer.


SAKE NO CHANCHAN YAKI 酒のちゃんちゃん焼き - “Chan Chan” é o som da faca do pescador quando resolve limpar o Salmão em cima de um galão vazio de combustível. Daí pega o filé do Salmão, coloca os legumes e verduras da estação, bota manteiga, Sake, Mirin e MISSÔ e assa no papel alumínio. Que sonho fazer isso no alto mar.


Fora esses 3 principais pratos que é mais fácil de reproduzir aqui no Brasil, existem mais pratos que falarei no próximo post.

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page