top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Por que se come Sushi no balcão?


Queria agradecer a todos que enviaram a sugestão de post para a gente, como de costume muitos mandaram por DM. E queria dividir a pergunta de uma seguidora:


“Adegão, quando a gente fala em bar ou balcão, no ocidente a gente a imagem de apenas uma divisória de uma parte da cozinha ou para serviços rápidos como bebidas e petiscos. Agora, por que serviços com de Sushis são servidos no balcão?”


Como a gente já fez vários posts sobre o YATAI 屋台 que são “Cozinha com telhado” ou “Barraca de comida” e no período Edo o Edomaezushi era servido como lanche, conforme desenhei porcamente.


Então os clientes, na sua grande maioria os trabalhadores nos portos e da construção civil, pagavam com moedinha, limpavam os dedos com a conserva de gengibre, comiam 1 ou 2 unidades de Niguirizushis grandes do tamanho de um Oniguiri em pé e limpavam as mãos no Noren, a cortina.


Já no período Meiji, alguns Yatais começaram a fazer Niguiris menores e colocar cadeiras para clientes que tinham um pouco mais de tempo para comer. E por isso, precisava de um pouco mais de espaço e telhado estendido em dias de chuva.


Agora, o boom da correria de “transferir” o Yatai inteiro para dentro de um imóvel ocorreu quando o governo pegou no pé de todo mundo por questões sanitárias.


Então em algumas casas tradicionais de Sushis no Brasil, tem o balcão, o Noren curto dividindo a cozinha e o cliente, e o telhadinho.


Reparem quando for comer o seu sushis ou quem já percebeu, me conta onde foi.

13 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page