PF japonês
- Alexandre Tatsuya Iida
- 7 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Muito legal a porteira que abri sobre a Língua do Washoku e já surgiu a primeira dúvida do @nmitsuo. Nos posts anteriores quando falei sobre TABEMONO 食べ物 e SHOKU 食, fiz uma lista dos termos vinculados à comida. E claro que é impossível de colocar todos.
E veio a pergunta: “O que é TEISHOKU?”
TEISHOKU 定食 é uma abreviação de ITTEI SHOKUJI KONDATE 一定食事献立 ou “Menu de Refeição (previamente) Definido”, literalmente. Diferente de como você pede no ocidente onde você escolhe a entrada, acompanhamentos, sobremesa além do prato principal.
No Japão o forte do TEISHOKU é mais no almoço, pois diferente do jantar, os clientes tem uma janela de tempo muito estreita para comer. Muitos pensam que serviço de restaurante é dado mais atenção para o jantar. Só que não. O staff do salão e da cozinha se descabelam mais no almoço, como se fosse um pit stop.
Então ao entrar num SHOKUDOU 食堂 que pode ser o “Refeitório” de empresas ou casas de refeições rápidas ( não é Fast Food), você senta e pede o prato principal, como Tonkatsu, Yakizakana, Korokke, Burger (sem o pão), Tenpurá, etc.
Os acompanhamentos normalmente são: Salada com molho, tsukemono, tamagoyaki e sopa. O TEISHOKU é muito prático e ganha bastante tempo. Pense que escolher todos os itens para comer pode durar uns 2 minutos e dobre isso por umas 50 pessoas. Quase 1 hora e meia que o atendente vai esperar para pegar o pedido de todos.
Então precisa de alguns cuidados em casas especializadas nesse serviço, o TEISHOKUYA 定食屋.
Não pode ficar demorando muito para escolher a proteína.
Os atendentes vão gritar o pedido para a cozinha, para receber e se despedir do cliente.
Alguns lugares tem a opção de pedir só a proteína extra, mas é caro.
Não fique de papo com os atendentes.
Não se permite muito a troca de algum acompanhamento. Não agradou, deixe-o na bandeja.
É melhor levar dinheiro trocado.
A dica é ser ligeiro, mas não precisa comer feito um louco. É só não ficar à toa.
Commentaires