Pargo, o melhor!
- Alexandre Tatsuya Iida
- 31 de dez. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de jan. de 2022
Se tem um peixe que amo mais que o atum e fica pau a pau com a Cavalinha, é o PARGO ou chamado em japonês de TAI 鯛.
Sua carne branca rosada e macia, levemente doce ao comer cru, fica ótimo cozido no Nabê, grelhado no sal e frito. É sensacional!! E além de saboroso, o peixe tem um bom recheio de significados festivos, considerando o dia de hoje.
O TAI é considerado um peixe festivo pela sua coloração vermelho e branco ou KOUHAKU, cores de festas. Assim como camarões e lagostas também são usados em festas.
A época do TAI no Japão é bem no começo da primavera, mesmo período do fechamento do ano fiscal, as formaturas e início do ano letivo para os novos alunos.
O do verbo MedeTAI ou OmedeTAI que é “Festejar”, os japoneses que amam os trocadilhos, os Pargos são assados e servidos inteiros nos pratos. Desde festas de ano novo até casamentos tradicionais nipônicos, o TAI está presente.
E não acaba aí. Em uma festa mais simples feito em casa, faz-se o ritual OKUIZOMÊ お食い初め quando o bebê completar o 100º dia de vida, os pais dão um pedaço de Pargo cozido como o primeiro alimento sólido para criança. E desejar que nunca o filho passe fome na vida.
A composição do seu ideograma (kanji) 鯛 é a soma de “Peixe” e “Ao redor, em volta, em qualquer direção, espalhado”. Então os clãs japoneses celebravam com um pargo assado a fim de espalhar felicidade e sorte desde o período Heian (794 a 1185).
Então pessoal Boas Festas e que 2022 tenha muitos posts falando de Washoku!!
Comentários