top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Parede Namako


Como sabem este perfil se chama Adega de Sake porque comercializamos Sakes. E a nossa logo tem o formato de uma SAKAGURA 酒蔵 que é justamente a tradução.


O nome correto para este tipo de edifício é 土蔵 DOZOU que é um "Armazém, depósito” feito de “Terra”. Na verdade é de barro com com a espessura de 30 cm rebocado com gesso, palha e cola de alga.


O KURAs 蔵 sempre foram locais para armazenar objetos. Ao longo da história, o seu uso foi bastante variado. Para início de conversa, sabemos que o Japão é um país bastante estreito e ter um edifício exclusivamente para guardar coisas era sinal de riqueza.


Então em muitos Kuras foi usado para armazenar alimentos, condimentos como Shôyu e Misso. Também teve OYASHIKIs お屋敷 que guardavam tesouros e armas da família. Em palácios, alguns Kuras serviam de jaulas provisórias.


Nas fábricas de Sakes, as SAKAGURAs servem de local para fermentar e para maturar, já que a sua temperatura interna fica tão bem estável. Em dias quentes, por dentro fica mais frio e vice-versa.


Agora, o que sempre quis saber eram os detalhes da parede externa inferior com listras brancas e fundo preto. São lindos, mas nunca soube o significado. Quando estive em uma das fábricas o produtor me explicou.


Se chama NAMAKO KABE なまこ壁 pois olhando as linhas de perto, tem o relevo semi cilíndrico. NAMAKO quer dizer “Pepino do Mar”. E o fundo preto que eu achava apenas uma tinta era azulejo pintado. Ou seja, os azulejos são cimentados na diagonal, gesso entre eles e depois fixam as listras do mesmo material.


O motivo de estarem na diagonal, é para a água da chuva escorrer e não acumular. Assim, além de evitar infiltração nas fortes chuvas, tempestade e enchentes, também suporta incêndios e terremotos.



Para quem já passou em frente ao Restaurante Hinodê em SP dá pra ver esta parede. Só falta o detalhe do relevo.


Muito legal!

8 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

留言


bottom of page