top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Otoso


Quando chegava esta época do ano, além dos vários preparativos para a virada do ano e o começo do ano novo, era uma santa correria para as mulheres da casa, em nome da tradição. Só que nos tempos modernos, esta cultura está se perdendo em partes pelo Japão.


E um deles é o OTOSO お屠蘇 que é um abreviado de TOSOSAN 屠蘇散, foi introduzido da China (pra variar) na dinastia Tang, e era bebido pelos aristocratas japoneses no Período Heian no primeiro dia de cada ano.. Era chamada de bebida para a imortalidade pois se tratava de uma bebida fermentada de arroz com a adição de 6 tipos de ervas, frutos e cascas.


São eles:


BYAKUJUTSU 白朮 Raíz de Okera (Atractylodes japonica)

SANSHÔ 山椒 Fruto de Sanshou (Pimenta-do-Japão)

KIKYÔ 桔梗 Raiz de Kikyô (Radix platycodi)

NIKKEI 肉桂 Canela

BOUHÛ 防風 Raiz de Bouhû (Saposhnikovia divaricata)

CHINPI 陳皮 Casca de laranja


Só que achar todos esses ingredientes e preparar, faz com que a população desista de procurar, quanto mais fazer e acaba substituindo por Sakes normais, sem as ervas.


Por mais que sejam vendidos pacotinhos de 200g em pó dessas ervas, os japoneses preferem pagar mais por um bom Sake.


Além de todo esse trabalho, ainda tem a forma de tomar. Toda a família virada para o leste e se sentam na sala do mais jovem para o mais velho. O mais jovem serve o OTOSO ao mais velho que deverá estar sentado à sua direita.


E deve dizer: “HITORI KORE NOMEBA IKKA KURUSHIMINAKU, IKKA KORE NOMEBA HITOSATO YAMANI NASHI 一人これ飲めば一家苦しみなく、一家これ飲めば一里病なし”


Bom, essa é a cultura do OTOSO, que é espantar maus espíritos e purificar o corpo para ter uma boa saúde o ano todo.

2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page