top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Os Wasabis


Muito se fala sobre o WASABI e é muito bom que um dos temperos mais famosos da gastronomia japonesa seja bem divulgado. Só que dá um certo medo de como isso é divulgado.

Dizer WASABI VERDADEIRO e FALSO fica bem complicado para o mercado, pois nos dias de hoje com a internet sem freio e o tribunal do cancelamento, começa a surgir vários questionamentos como:

“Tirando os tops, muitos restaurantes japoneses estão enganando os clientes.”

“Se hoje você consegue um Wasabi verdadeiro, então serviam o que até então?”

“Vejo nas embalagens de Wasabi em tubo e em pó escrito WASABI. Então os japoneses estão nos enganando com produto falso?”

Calma pessoal!! Vamos com calma.

Escreve se HON WASABI 本わさび e a tradução de HON é “Padrão, base, origem, raiz, livro,”. Sim, usa-se este ideograma para dizer “Verdade” quando combinado com outros kanjis como HONTOU 本当 = “Verdade” e HONSHIN 本心 = “Sentimento verdadeiro”.

Até a entrada do Wasabi estrangeiro, a raiz cultivada em escala desde o período Edo, era chamada apenas de WASABI わさび ou na versão em kanji 山葵. No começo da período Meiji (1868) chegou o Armoracia rusticana e os japoneses o chamaram de SEIYÔ WASABI 西洋わさび ou “Wasabi Ocidental”. E hoje Hokkaido é grande produtor do Wasabi estrangeiro no Japão.

Não faz o menor sentido ter criado o nome HON WASABI se o forasteiro já ganhou um novo título na frente. Mas por causa da grande procura e pelo preço, resolveram criar um pedigree. Em dicionários estão escritos como “Wasabi nativo do Japão” e não “Wasabi verdadeiro”, pois causam uma confusão no país. Uns dizem que era para ser: NIHON WASABI que é tradução literal de “Wasabi do Japão”. Cortaram no meio do caminho.

Acho legal então, usar os termos: “Wasabi fresco, Wasabi japonês” ao invés de “Wasabi verdadeiro”, pois os dois são chamados de WASABI no Japão.

Quer ver uma comparação legal? Existe o HON MAGURÔ, o Bluefin pescado no Japão. Alguém diz: “Atum Verdadeiro”?

Apenas expressei a minha opinião.



87 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page