top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Onde nasceu o Edomaezushi


Uma história só para a gente conhecer onde exatamente HANAYA YOHEI instalou o primeiro ponto de venda do Edomae Sushi.


Fica em Tokyo, no tradicional bairro de RYÔGOKU, tradicional reduto do Sumô e onde fica o Tokyo Edo Museum, ao lado do Rio Sumida.


E numa calçada perto de uma árvore, uma placa de metal diz:


“Local de origem do YOHEI SUSHI


Ao lado esquerdo desta travessa, localizava-se o YOHEI SUSHI, fundado por YOUHEI KOIZUMI (1799 a 1858) no período Bunsei (Edo) que foi o criador do EDOMAE NIGUIRI SUSHI.


YOHEI KOIZUMI é nascido na Ilha Reigantô, mas vivia mudando de emprego um após o outro e acabou chegando neste local. Na época, o Oshizushi no estilo de Osaka era o mais consumido mas já desgastado, o que fez com que criasse algo no estilo de Edo, preservando o frescor e preparando os sushis de forma rápida.


No começo, Yohei colocava os seus Sushis em bacias de madeira, mas a sua comida se tornou tão popular que resolveu abrir um YATAI (Barraca), posteriormente uma loja e mesmo assim não dava conta de tantos pedidos.


Nas poesias da época, eram descritos como “O Pargo e Linguado, sempre tem a mão de Yohei Sushi.”


Então a pedido de um Samurai que gostava de comida, Youhei criou o Sushi de OBORÔ, o que se tornou um grande sucesso em Edo. Além de servir os chás maravilhosos de Yamamoto.


Em 1930, infelizmente a loja foi fechada.”


Complementando a escrita, KOIZUMI é o sobrenome de batismo. O nome usado foi HANAYA YOHEI e junto com mais 2 Sushi Shokunins, se tornaram o pilar da culinária em Edo.


E a inveja de outros shokunins, denunciaram os 3 para a corte dizendo infringir a Lei Suntuária que proibia a extravagância na época. E foram presos.


Isso porque o sushi era um lanche comum.

72 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

留言


bottom of page