top of page
Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Omakassê de Bluefin

Um dia um grande Itamae no Japão me disse o seguinte:

Que um bom cozinheiro, não pode se encostar muito nos ingredientes e trabalhar em cima cozinhando. Até me deu um exemplo. Pegar uma peça de Bluefin, cortar sashimi e servir, qualquer um faz.

Agora pegar cada peça, estudar e testar várias formas de cocção e tempero, aí sim é a mão do Itamae, diz o veterano.

Lembrando disso, quando fui no @makotosanofficial vi toda esta história estava na prática. Já li muitos relatos que o restaurante é muuuiiitoooo caro!! Mas se entender esse conceito e saber que o custo do peixe custa o olho da cara, vão entender. Ou contribua para reduzir a fila de 1 mês de espera.



A casa se especializou no KURO MAGUROZUKUSHI 黒マグロずくし ou casa “Especializada em Kuro Maguro”. Para ser espedífico, é o Bluefin do Oeste NISHI KURO MAGURO 西黒マグロ ou TAISEIYÔ KURO MAGURO 大西洋黒マグロ.

O Makoto oferece “A” experiência de um Bluefin do Atlântico maturado por 30 dias e servido de todas as formas. Antes de começar com o Show do Atum, logo de cara, vem uma voadora de sabor, já que eu estava tomando Sake. Um Shiokara de Chiai (Músculo que concentra o sangue) que fiz em outro post.


Na sequência veio o TOROKAWA com Shibazukê, pele da barriga do atum curtida e temperada no Missô com conserva de berinjela no Shissô roxo.


Daí a coisa começa a ficar séria! Vem o KURO MAGURO JIRU, Dashi de Bluefin temperado com KARASHI MISSÔ, pasta de soja com boa picância e no conteúdo, bucho do bluefin que é um prato típico de Aomori.


Para a minha emoção, veio o STAMINA BAKUDAN, uma “bomba” feita com Nattô, Ovo, quiabo e Neguitorô, que você mistura tudo e manda para dentro. Um “estimulador” daquilo e ainda você prova junto com um CHIRASHI de KAMATORO, a carne do colar que de 200kg do Atum só se consegue 200g. Sabe quando faltam lágrimas de tanta emoção?


E na sobremesa, um maravilhoso 3 em 1, Sorvete, bolo e pudim de Matchá.


Notem que não comentei sobre os Niguiris e outros Sushis. Não que mereçam destaque, mas quis manter o contexto do post. Mas você pode ver as outras fotos a seguir:



112 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page