top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Okami-san


Já ouviram falar no termo OKAMI? Não, não é Deus 神 e sim 女将. A tradução é “Mulher Chefe”, usado em estabelecimentos tradicionais japoneses como RYOUTEIs 料亭, RYOKANs 旅館 e lojas de produtos e serviços pertinentes à cultura nipônica.


E sabe porque sempre digo que para compreender a cultura do Japão, você deve estudar o Sake? A Robata, o Shoyu, o Izakaya, o Hashi descartável e muitas coisas bem conhecidas vieram do Sake.


Assim como o nome OKAMI veio do primeiro método de se produzir sake na história. A palavra deriva do KUCHI KAMI SAKE 口噛み酒 e sua tradução literal é: “Sake mastigado com a boca”.


Sim, o primeiro registro de algo parecido com um Sake no Japão, nasceu do processo de mastigar os grãos de arroz cozido e as enzimas da saliva provocam a sacarificação, quebrando o amido em Glicose e Maltose. Hoje essa tarefa é do fungo Aspergillus oryzae, mais conhecido como Koji-kin.


Então depois de mastigar, cuspia-se em tachos e assim começava a fermentar. Essa é uma cultura que se estendeu desde a comunidade Ainu no norte até a ilha de Okinawa e Amami. Também é encontrado na África do Sul e América do Sul, como a CHICHA no Peru onde mastigavam o milho e eram cuspidos.


E voltando ao Japão, quem era incumbida nesta tarefa eram as mulheres e virgens. Sem as virgens eram as mulheres. Quem era solteiro, dava o seu jeito. Então, em muitos lares do antigo Japão, coube para as esposas, mães ou avós para mastigar o arroz. No começo eram grãos crus. Em algum momento, passou a cozinhar o arroz e depois mastigar.


Então, ao longo do tempo, KAMU = “mastigar” e KAMI = “mastigação” virou sinônimo de Esposa ou Chefe do Lar. E nos dias de hoje, já com o ideograma alterado de OKAMI お噛み para OKAMI 女将, o nome se atribui para as proprietária de estabelecimentos tradicionais japoneses.


Também como a Chefe da casa, curiosamente no Brasil, muitos chamam as esposas de Patroa.


Aqui em casa, a Adegona é a OKAMI e de vez em quando quase me arranca um pedaço.


Curta, compartilhe e comente!

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page