Talvez o prato que mais gosto e TODA vez que vou ao Japão eu como o "KABAYAKI 蒲焼 de Unagui". Notaram neste palavrão que eu escrevi?
É que eu li o comentário de um cozinheiro japonês em SP que o UNAGUI é a enguia assada e marinado no Shoyu e Açúcar. Na teoria este é o KABAYAKI DE UNAGUI, onde o filé de enguia é assado no carvão, mergulha no tarê de teriyaki e depois volta para o fogo. Não é bem marinado.
E o KABAYAKI, além do Unagui, pode ser de Anago (enguia de água salgada), Cavalinha, Sardinha e o nosso Mapará. Dá pra fazer com muitos peixes.
Outra forma que gosto é o SHIOYAKI, assado temperado apenas com sal, como vários peixes. Polvilha o pó de Sansho que fica um espetáculo. (foto 2)
Também tem o HONE SEMBEI, frita bem a coluna do peixe, a ponto de deixar bem crocante (foto 4). Faz-se também com a Sardinha. O que amo de paixão é o HONE = Osso, Sembei = Biscoito feito de Carapau. (Se alguém fizer, nos avise que eu e o @kaverilson faremos o post)
Tem também o lendário UMAKI う巻 que pode ser o Tamagoyaki ou Daishimaki com recheio de Kabayaki de Unagui. MARAVILHOSO!! (Foto 3)
Fora os Espetos de Fígado e Cabeça da Enguia (foto 1) E dependendo da região do Japão, o Kabayaki é servido o filé inteiro ou picado como é feito em Nagoya. (outro dia eu conto)
Então queridos, o Unagui assado no Tarê de Teriyaki, o Kabayaki é o mais conhecido pelo mundo, mas fiquem atentos que há outras formas de consumir a enguia.
PQP que vontade de comer um Unagui. Recomendo que liguem no @ryogastronomia para pedir o UNAJU (precisa ver se tem)
Comments