O que eu já li textos e me envolveram em discussão: “Tá errado falar Faca de Sashimi. O certo é FACA YANAGUI ou YANAGUIBA”. Tá certo na prática e nem tanto na teoria. Vamos por partes.
O SASHIMI HOUCHOU (ou Bouchou) é a Faca para Sashimi que se divide em dois tipos no período Edo:
KANTÔGATA - Estilo de Kantô (região que inclui Tokyo e outras províncias), era uma faca longa, fina e sem ponta, como se tivesse quebrado (foto 2). Parece a faca de cortar pão sem os dentes. Os artesãos que produziam as espadas para os Samurais (autoridades) , faziam também as facas para os civis. O fato de não ter a ponta é para diferenciar a Katana de um utensílio doméstico e também considerando o comportamento impaciente dos EDOKKOs (Nativos de Edo), era melhor não facilitar para que a faca virasse uma arma de briga. Esta faca é amplamente usada para corte de sashimis por todo o país e muito prático para cortar os tentáculos do Polvo, tanto que recebeu o nome de TAKO HIKI HOUCHOU. TAKO = Polvo.
KANSAIGATA - Estilo de Kansai (região que inclui Kyoto, OSaka e outros), é a faca para Sashimi que o mundo mais conhece. Seu nome é YANAGUIBA ou Lâmina de Yanagui (foto 3), pois a faca se parece com a folha do Salgueiro (fotos 4 e 5). Longo, fino e com ponta afiada. Tem a faca para destro e canhoto, tanto no fio como no punho. Hoje o YANAGUIBA HOUCHOU é bem mais usado no Japão pelos Itamaes que cortam o Sashimi e os Sushi Shokunins que preparam os seus Netás.
E o legal de manusear a faca de um grande itamae, é que o cabo parece ter marca do relevo dos dedos de tanto usar por longos anos. E os Itamaes quando participam de eventos podem alugar tudo menos a sua faca de Sashimi ou o YANAGUIBA.
A conclusão é: Nos dias de hoje, o YANAGUIBA é sim o sinônimo de Faca para Sashimi.
Alguém usa o YANAGUIBA em casa?
Comments