top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

O Ramen e a Bebida


O RAMEN e a Bebida. Para quem já visitou o Japão, podem ter reparado em vários YATAIs, 屋台 (foto 2) as barraquinhas de comidas espalhadas pela cidade.


Tem de tudo que é comida, mas o de RAMEN é o campeão. Há barracas que funcionam até às 5h da manhã. Sabem por que. No cotidiano dos japoneses, sempre tem o SETTAI 接待 que é a famosa esticada depois do trabalho, que pode resumir a um jantar.


Mas quando a bebida entra em ação, pode gerar o NIJIKAI 二次会 a “Segunda Rodada” que pode ser em izakaya, karaoke ou boate. Lá continuam bebendo e sempre tem aqueles que não comem nada.


Então já tarde da noite, sentem fome. Além de muitas casas já fecharem, ainda tem os Yatais de Ramens nas ruas, pois o sujeito não irá cozinhar quando chegar em casa. Agora, por que o Ramen.


Bom, quando bebemos, força o coitado do fígado fazendo o álcool se transformar em acetaldeído deixando o rosto do cidadão bem vermelho, depois oxidado em ácido acético e no final decompõe em dióxido de carbono. Para fazer tudo isso, precisa de energia que vem da glicose entre outros.


Além disso, você bebe, fica animado, gasta energia, fica suado, o sal do corpo vai embora e desidrata. Isso porque ainda tem o pessoal que não come nada.

Então o Ramen, bem temperado, encorpado, salgado, tem legumes, verduras e carne. Além disso, o macarrão é mais fino que o Udon e fica mais fácil de comer.


Enquanto sóbrio, costumo pedir o Shoyu RAMEN. Agora depois de encher a cara, fico com o MISSO RAMEN (foto 1). Com muito Umami, mas principalmente o AMAMI, traz a sua alma de volta que estava pairando na rua. HAHAHAHAHAHAHHAHA


Alguém já fez esse circuito?

8 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page