Muita gente se confunde ou muitos tem a certeza de que está certo (só que não) em relação ao Teriyaki. Voltamos bem para o começo.
TERIYAKI 照り焼き Definição: Método de cocção, onde os ingredientes são grelhados ou assados e coberto com o TARE たれ onde será caramelado.
A origem do nome deste método vem quando a superfície do ingrediente como carnes, aves e peixes formam uma camada brilhante quando entra em contato com a gordura. Este brilho se chama TERI 照り que vem do verbo TERASU 照らす que é “iluminar”. Ou seja, TERIYAKI quer dizer: “Grelhar ou assar dando brilho” na tradução literal.
No Brasil, muitos acabam chamando de Molho Teriyaki, pois os americanos apelidaram de Teriyaki Sauce. Mas o mais certo seria:
“Molho para Teriyaki” ou “Tarê para Teriyaki”.
Alguns pratos como o Kabayaki de Unagui e o Yakitori, são preparados pelo método TERIYAKI.
Até aqui alguns vão dizer: “Lá vem o Adegão cagar regra”
Um ponto crítico é ver o pessoal chuchando o sushi no Tarê para Teriyaki que não foi feito para usar desse jeito. No Japão, você usa no máximo 1 colher de sopa para temperar 3 peças de sobrecoxa ao preparar um Teriyaki. Não podemos esquecer que a sua composição leva Shôyu com uma boa carga de sal, Mirin e muito Açúcar.
Então de nada adianta comer sushis e sashimis achando que é saudável e afogando a comida neste Tarê que fica bom com gorduras. Lembrando que no arroz do sushi também vai uma quantidade considerável de açúcar.
Tomem cuidado