Para quem frequenta Sushiyás tradicionais, podem ter visto (e comido) o TAMAGOYAKI, o omelete adocicado. Pode vir, uma fina fatia do omelete em cima do bolinho de arroz envolvido com uma cinta de Nori, ou um generoso pedação sem o arroz.
Ainda criança, a primeira vez que me levaram ao Hinodê na Liberdade, meus pais e os amigos pediam sushis aleatórios, de vários formatos e coloridos. Para mim, vinha uns enroladinhos com Pepino e o tal Tamagoyaki que era docinho. E comia felizão!! Vez ou outra, minha mãe pedia peixe cru e comia de boa com shoyu e sem Wasabi. Só que preferia o OVO = Tamagô
Desde o Período Edo, já se comia o TAMAGO YAKI adocicado nas casas de Sushi. um bom motivo é o chamado: KUCHI NAOSHI que é “trocar o paladar”, já que se está comendo salgado, ácido e ardido. É campeão na preferência da criançada nos Sushiyás.
Agora, fiquem sabendo que o Tamagoyaki é o passaporte para seguir a carreira de um Sushi Shokunin. De papo com um Sushi Chô de um Sushiyá em Tokyo, depois do expediente, sentou-se ao meu lado e:
"De todos os Netás que tem no Sushis, por mais caro que seja o Torô, mais complicado achar um Nodogurô, mesmo o trabalho que dá aproveitar o máximo do Pargo, tudo é um mérito do Peixe. Sim, precisa saber escolher, mas o cozinheiro não produziu a carne, a gordura. Só corta ele.
Eu: "É mesmo, né? Assim como o meu trabalho. Sem a Sakagura produzindo a bebida, fico sem serviço."
Ele: "Sim. Agora o Tamagoyaki você pega os ovos e tempera. Adoça ele, mas com um fundo de sal. Saber dosar o Mirin. Só. Agora pra errar também é muito fácil. Você que fazia Tamagoyaki, o que acontece se eu colocar muito açúcar?"
Eu: "Fica escuro e queima fácil na chapa."
Ele: "Isso. Só quem faz bastante sabe disso. Então na cozinha de um Sushiyá, o Tamagoyaki é a tarefa dos mais novos, assim como cozinhar o Arroz. Se não dominar esses dois, melhor procurar outro serviço. Agora se conseguir passar essa parte, cortar peixe um hora aprende."
Palavras de um senhor que esteve há 50 anos nesta estrada.
Então valorize bem o TAMAGOYAKI.
Comments