top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

O Menu no Japão


Já falamos bastante sobre o termo OMAKASE お任せ que significa “Aos cuidados (de alguém)” que no restaurante é por conta do Itamae. E também a palavra em japonês acaba sendo associada ao Menu Degustação.


Não é bem assim. O OMAKASE é um dos 4 métodos de serviço normalmente oferecidos nos Sushiyás. Vamos ver um por um


OKIMARI お決まり onde KIMARI significa “Definido, fixo determinado”. Aqui tradicionalmente chamamos de Combinado, pois é literalmente isso. Os tipos e quantidade de sushis já estão determinados pela casa e assim, o cliente já sabe o preço que irá pagar. Só que corre o risco de vir itens que você não curte muito.


Já o OKONOMI お好み que quer dizer “Ao meu gosto”. O bom que vou saber quanto vou pagar, como o que eu quero e dá um trabalhão ficar pedindo o tempo todo. E a la carte costuma ser um pouco mais caro que o Combinado.


O OSUSUME お勧め é quando o cliente pede a “recomendação” do Itamae e ele lista o que tem de bom no dia. Então você tem a opção de escolher se quer ou não um determinado sushi e ainda saber dos preços.


Agora o OMAKASE お任せ é quando o cliente que não quer ver menu, não quer escolher, não quer nem ouvir as recomendações. Não quer decidir nada e deseja deixar “Aos cuidados do Itamae”. Agora prepare a carteira, pois vem itens sem seu consentimento. Não que a casa vá servir tudo que é caro, mas as melhores coisas do dia.


É óbvio que, por via de regra, o cliente deve informar a restrição de algum ingrediente e a casa deve trocar.


Explico mais no Curso de Formação SAKE EXPERT, já que o serviço de Sake também é influenciado.

9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page