Este mês a @jetro_saopaulo promove o MÊS DO KARÊ, um condimento tão apreciado pelos japoneses e muitos no mundo. E sabe de onde vem o termo KARÊ. Eu te conto.
Da Índia, TADAAAAA!! Só que com escala na Inglaterra. Muitos sabem que a Índia já foi colônia inglesa e viviam indo e vindo buscando especiarias. Aí viu o KARI que na língua Tâmil quer dizer: “caldo ou molho”. Então os ingleses levaram embora. Deu aquela adaptada ao gosto britânico e até foi servido na refeição da corte. Foi chamada de CURRY.
No séc 18 já se colocava carnes e legumes. Nasceu um prato como o nosso Picadinho com caldo ralinho e picante, vejam só. No século seguinte o condimento já tinha a opção em pó.
Então finalmente em 2/6/1859, 1 ano depois do Tratado de Amizade e Comércio Japão e EUA, chega o CURRY, bem no dia da inauguração do Porto de Yokohama.
Em 1873, houve publicações de receitas que usavam o Pó de CURRY com a farinha de trigo para deixar mais cremoso. Óbvio que o povo, com grande desconfiança de um prato estrangeiro, não se tornou um sucesso entre eles.
Só que em 1874, nas escolas militares de Exército do Japão, passaram a servir esta Pasta de Curry com batata, cenoura e carne junto com arroz na merenda, pois era bastante nutritivo, barato e fácil de comer. Ccombatia a Beribéri na época, doença provocada pela falta de Vitamina B1. Isso provocou um alvoroço entre os estudantes que adoraram o prato e logo no ano seguinte, a Universidade de Agronomia de Sapporo adotou o Curry com Arroz na merenda e de lá espalhou por todo as escolas e na mesa do povo.
Só tinha uma dificuldade. A pronúncia. Na tentativa de falar CURRY diziam KORURI, que passou para KOORII. Mudaram a estratégia e seguiram o indiano KARÍ e hoje chamado de KARÊ.
O KARÊ RICE hoje é um dos pratos mais consumidos no Japão e que salvou a população da desnutrição no passado. E como muitos questionavam, que o Curry na Índia é mais líquida e no Japão é mais pastoso, é porque ele fez escala na Inglaterra.
E no decorrer do mês, vou postando mais coisas sobre o KARÊ. Vem!
Comments